sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Um Dia Trágico

Esta sexta-feira (07/10/2011), marca os seis meses da tragédia da Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo - RJ.

Naquela manhã, o céu estava lindo, o sol brilhando em Realengo, e nem eu e nem ninguém poderia supor que algo tão terrível estava para acontecer, tornando o dia cinza... e tudo tão nebuloso.

Meu marido já estava atrasado para o trabalho, mas, não sabia o porquê, estava tão incomodado; mesmo atrasado, ele me disse que queria orar um pouco comigo, pois estava se sentido angustiado. Moramos perto da Escola Tasso da Silveira, mas, não tão perto que desse para ouvir os tiros. Nós oramos, e ele saiu, voltando minutos depois, dizendo que um louco havia entrado na escola e atirado em várias crianças e todos na rua estavam comentando. Uma correria, era o que se via nas ruas adjacentes, já que vários vizinhos tinham filhos estudando naquela escola... naquela manhã. Nosso filho, de 14 anos, estudou lá desde a segunda série do ensino fundamental, e saiu de lá um mês antes da tragédia, pois havia ganhado uma bolsa de estudos em uma escola particular. 

E pensar que quando um amigo da família nos ofereceu a bolsa, eu até pensei em recusar! Eu gostava da escola em que meu filho estudava, a nova escola é um pouco distante de nossa casa (já em outro bairro), meu filho já havia começado o ano letivo, ganhado o uniforme dado pela Prefeitura para o ano de 2011 e... eu ainda teria que fazer a transferência e providenciar documentos para a outra escola. Mas, por fim, terminei aceitando a bolsa na nova escola (que por sinal, é ótima). Como Deus  faz as coisas! Meu filho estudava na primeira sala em que o atirador entrou. Infelizmente, ele perdeu alguns amigos e outros ficaram feridos. Entre  os amigos que se foram, havia uma menina, a Larissa, que além de ser da Escola Tasso, também era de nossa  igreja, que fica em frente a Escola.

Foi um dos acontecimentos mais tristes que pude presenciar. Adolescentes mortos... seus sonhos mortos. ´Não entendemos, mas, Deus sabe o porquê.

Tudo o que Deus faz em nossas vidas têm um propósito, mesmo que não entendamos. No meu caso, ele deu um livramento ao meu filho. Mas, muitos se perguntam: "E as crianças que foram vítimas? ... Onde estava Deus?"

Deus, meu querido amigo, está presente sim. E Ele não é, e nunca foi o causador do mal. Em sua sabedoria e onisciência, permite tragédias e sofrimentos que são incompreensíveis para nossa mente humana. São os “porquês” sem resposta ou explicações para nós hoje. Mas, um dia compreenderemos.  O certo é que mesmo sem entender, uma coisa não devemos duvidar jamais: Ele está sempre presente!... E pra quem deseja seu consolo, ele diz: "Eis que eu estou com você todos os dias".

Bem, quero deixar aqui um trecho de uma postagem de Renato Vargens :
"(...) o Deus Soberano estava presente em Realengo. O Deus da Bíblia, se fez presente quando livrou  um incontável número de crianças de uma tragédia maior. O Deus Soberano estava presente, quando sobrenaturalmente, ministrou conforto e consolo ao coração dos enlutados; O Deus Soberano estava presente, quando através da Igreja e de instituições como o Rio de Paz estenderam a mão de solidariedade àqueles que estão sofrendo em virtude do luto e da dor;  O Deus Soberano estava presente,  quando alguns meninos feridos desceram correndo dois quarteirões para chamar os policiais que atuavam em uma blitz no trânsito, a fim de deterem um monstro que pretendia matar muito mais gente do que já havia matado;  O Deus soberano estava presente, quando um dos militares, se contrapôs, ao assassino interrompendo assim a brutal sequência de assassinatos.

Bom, talvez ainda assim você esteja perguntando: Se Deus estava presente, porque permitiu a morte de 12 adolescentes?  Pois é, nem sempre temos respostas para tudo, contudo, mesmo que do ponto de vista humano não saibamos responder algumas questões que a vida nos impõe, isto não aponta para o fato de que Deus não sabia o que iria acontecer naquela manhã, ou até mesmo que se encontrava ausente.

Caro leitor, as Escrituras Sagradas nos ensinam que Deus é absolutamente Soberano. Como o Deus Todo Poderoso, Ele governa o mundo. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Altíssimo Deus. A Ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que lhe agrade em cima nos céus e em baixo na terra. O mundo e tudo que nele há é o Seu mundo e que toda criatura existente neste mundo está debaixo de domínio e poder.

Isto posto, concluo como uma frase do teólogo canadense J. I. Packer, que diz: 'A mão de Deus pode até parecer estar escondida, mas o seu governo é absoluto.' ”  




Testemunho de Josy Cristina. Realengo, RJ, Brasil








Este vídeo foi feito alguns meses antes da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo,  RJ O vídeo fala sobre vida, futuro, sonhos e dias melhores. Infelizmente alguns tiveram seus sonhos interrompidos, mas a mensagem de esperança do vídeo é um incentivo a continuar sonhando.







domingo, 2 de outubro de 2011

Simplicidade, Expontâneidade e Alegria

Gente, achei muito legais esses dois vídeos e resolvi postar.

Esse me chamou a atenção pela simplicidade e graciosidade da música e das imagens:


Felicidade Marcelo Jeneci

Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz,
Sentirá o ar sem se mexer,
Sem desejar como antes sempre quis,
Você vai rir... sem perceber,
Felicidade é só questão de ser,
Quando chover... deixar molhar...
Pra receber o sol quando voltar.

Lembrará os dias que você deixou passar sem ver a luz,
Se chorar, chorar é vão,
Porque os dias vão pra nunca mais...

(Refrão)
Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e depois dançar na chuva
Quando a chuva vem.

Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e dançar,
Dançar na chuva quando a chuva vem.

Tem vez que as coisas pesam mais
Do que a gente acha que pode aguentar,
Nessa hora fique firme pois tudo isso logo vai passar,
Você vai rir... sem perceber...
Felicidade é só questão de ser,
Quando chover... deixar molhar...
Pra receber o sol quando voltar.

(Refrão)
Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e depois dançar na chuva
Quando a chuva vem.

Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e dançar,
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Dançar na chuva quando a chuva,
Dançar na chuva quando a chuva vem.








Esse, eu sei que é meio polêmico. Muita gente acha repetitivo, mas eu gostei. Repetitivo sim, mas, como disse um conhecido: tem um sorriso sincero de felicidade ingênua. Achei alegre... com um clima legal.
Bem, esse é o meu olhar. Mas, cada um que tire suas conclusões...rs,rs,rs