quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exemplos Vivos

"Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?" Tiago 2:15,16




*Trudy  Duncan
Esse é um texto muito conhecido que, em geral passa pela tangente. Ouço pessoas dizendo a outras em situações semelhantes à do texto: "Vou orar por você."  Mas, muitas vezes em Sua Palavra, Jesus diz que devemos cuidar dos menos afortunados.
No momento presente, minha família tem a oportunidade feliz/infeliz de aplicar esses versos à nossa vida, já que somos os necessitados. O contrato de trabalho do meu esposo chegou ao fim, e ele ainda está no processo de procurar outro. Estou preocupada, porque temos um garotinho que ainda usa fraldas e uma filha em escola particular. Sem mencionar as contas que precisam ser pagas e outras necessidades básicas a suprir. Tenho ficado preocupada, frustrada e quem sabe até um pouco deprimida. Quando me sinto assim, oro. Minhas orações estressadas são geralmente simples. Senhor, tu sabes! Realmente, não preciso dizer muito, porque Ele sabe, sim. Ele sabe que preciso de leite, carro para trabalhar, utensílios e outras coisas. Chamo este período da minha experiência cristã de minha "experiência de Jó". Pergunto a mim mesma  o que mais pode dar errado. Não preciso esperar muito para descobrir. A Receita Federal nos cobra impostos de renda devidos há dois anos!
Deus tem permitido que pessoas de quem eu menos esperava demonstrassem bondade para conosco. Em várias ocasiões, uma colega de trabalho trouxe caixas de leite. Outra amiga pagou o mecânico pelo concerto do meu carro. Outro pagou contas. Ainda outro me contou onde conseguir assistência relacionada com as contas de água e luz. Ainda consegui encontrar todos os documentos necessários para o imposto de renda!
Agora digo a você: "Você sabe!" Você sabe que Deus é um Deus de palavra (Números 23:19). Seus filhos não precisam mendigar o pão (Salmo 37.25). Deus nunca deixa de sustentar Sua família (Mateus 7.11). 
Quero dizer "Muito obrigada" a todos aqueles que vivem sua fé na prática. Convido você a confiar em Deus junto comigo, ao enfrentarmos os desafios que Ele nos permite passar. Essas provas podem ajudar a tornar-nos exemplos vivos de fé.

*Trudy Duncan  trabalha na área da tecnologia médica, e encontrou um novo amor: a Linguagem Americana dos Sinais (LAS). Seus passatempos incluem viajar, cantar, praticar atividades em meio à natureza e, agora, a LAS. Tem dois filhos e mora no norte da Virgínia , com a família.

Meditação da Mulher - CPB


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bianca Toledo - Tu Sabes, Senhor

Bianca Toledo - O Que Eu Sabia

Bianca toledo - O Homem da Galiléia

Testemunho de Bianca Toledo

Eu nasci em Brasília, e desde pequena, a minha família se reunia para me ouvir cantar. Muito tímida, me negava a participar de apresentações públicas na escola, mas estudava piano, violão e já escrevia canções para os amigos e para Jesus, que havia conhecido na igreja católica, no movimento carismático.

Aos 16 anos mudei-me para Araçatuba, interior de São Paulo, onde tive um encontro marcante e transformador com Deus, na comunidade evangélica e decidi dedicar minha vida totalmente a Ele. Mergulhei na Palavra de Deus e dediquei-me a busca do Espírito Santo com todas as minhas forças, pois finalmente havia encontrado meu lugar.

Com 18 anos fui para São Paulo para estudar psicologia, mas acabei transferindo meu curso para faculdade de música já que meu ministério com louvor e adoração era cada dia mais presente. Comecei a participar de gravações e minhas canções começaram a ser gravadas. Na igreja, alem do ministério de louvor, dedicava-me à visão celular, apaixonada pela missão de ganhar vidas e formar líderes transformados pelo poder de Deus.

Com 21 anos fui desafiada a participar do programa “Raul Gil”, descobrindo que minha missão ultrapassava as paredes da igreja e que minha música seria ouvida por todos, alcançando também o público secular. Nunca havia cantado fora da igreja, eu escolhia canções que pudesse cantar para Deus e minhas interpretações eram intensas exatamente por esse motivo. Permaneci no programa por um ano, vencendo o concurso “Usina de Talentos” e gravando um CD.

Em 2007 participei do encerramento do programa “Criança Esperança”, na rede Globo, e no final de 2008 gravei meu primeiro álbum solo: “O Amor Prevalecerá”. O diferencial deste disco está na brasilidade do som e na maneira natural com que a poesia de minhas canções expressar minha espiritualidade, cativando e atraindo pessoas de diversas religiões, promovendo um encontro suave com Deus através de cada faixa.

Sempre tive o sonho de ser mãe, mas na adolescência descobri uma endometriose, que, na época, foi tratada, mas ainda assim me impedia de engravidar. No início de 2010, recebi essa maravilhosa surpresa, iria ser mamãe. A maior emoção de minha vida. Finalmente meu sonho havia se realizado! Logo nos primeiros meses soube que esperava um menino, e o gerava sabendo que seria um profeta para as nações. Por oito meses dediquei-me integralmente à saúde e aos preparativos para receber a minha herança. Na 36ª semana, 15 dias antes da data agendada para o parto, acordei com uma dor abdominal aguda, acreditando que chegara a hora de ter o bebê. Corremos para a maternidade, e, chegando lá, não eram sinais de parto, algo havia acontecido e ninguém sabia o que era. Fui transferida de hospital, e novamente aguardava um diagnóstico, piorando dia a dia. Toda a igreja e as redes sociais começaram a se movimentar em oração e toda a família viajou para o Rio de Janeiro, onde hoje moro, para acompanhar tudo de perto.


Dia 11 de outubro de 2010 José Vittorio nasceu, mas eu precisei ser entubada no parto e não pude conhecer meu filho. Meu organismo entrou em choque e fui submetida imediatamente a uma cirurgia que confirmou: meu intestino havia se rompido e eu tinha uma sepcemia. Todo meu organismo havia sido infectado e a minha vida ficou por um fio.

José Vittorio foi para UTI Neonatal, e 10 dias depois para casa. Eu permaneci 52 dias em coma lutando diariamente pela vida, desenganada pelos olhos naturais, visto que já havia passado por 10 cirurgias, feito mais de 300 transfusões de sangue, tido duas paradas cardíacas – uma de mais de 8 minutos – e contraído inúmeras bactérias hospitalares, inclusive a pior delas, chamada KPC. Inúmeros antibióticos fortíssimos foram ministrados, me deixando desfigurada e com um quadro de edema generalizado.


Os sistemas cardiovascular, respiratório e renal estavam falidos. A única esperança era um verdadeiro milagre. Os boletins médicos eram divulgados na internet diariamente e igrejas do Brasil todo e de fora do Brasil, se uniram em um clamor incessante pela minha vida. Havia um relógio de oração de 24 horas preenchido por muitas pessoas que não me conheciam, mas foram levantadas a orar por mim.

Muitos pastores e ministros de louvor me visitavam no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e ministravam minha vida, crendo no poder da ressurreição.
Minha pastora, Fernanda Brum, levantou um clamor pela minha vida em todos os lugares por onde passava com seu ministério, Profetizando às Nações. Ela, definitivamente, não abriu mão de minha vida. Enquanto as pessoas oravam por mim, vidas eram transformadas e milagres aconteciam por todo o Brasil. No início de dezembro, sai do coma, mas minha respiração era mecânica e não havia mais movimentos em meu corpo. A luta pela vida continuava, mas agora estava consciente e, por esse motivo, a angústia de minha família era maior. Eu acordei e aos poucos comecei a entender o que havia acontecido. Sabia que agora estava só, meu bebê não estava mais comigo. Estava presa em um leito, sem poder falar, sem me mexer, com muitas lembranças dos dias de coma, com febres terríveis, longe de todos e com poucas horas de visita familiar por dia. Na maior parte do tempo, observando o movimento do CTI, eu tentava entender o que havia acontecido comigo, sem imaginar como um dia minha vida voltaria ao normal, já que nem respirar sozinha eu podia. Todos que iam me visitar se impressionavam a me ver daquela forma e muitos não continham as lágrimas. Minha aparência e meu diagnóstico eram um desafio de fé para os mais fervorosos irmãos de oração. Passei o natal e o ano novo no leito, sem falar, sem me mexer, pensando que havia uma vida lá fora, meu filho estava em algum lugar e eu estava ali, a espera de um milagre. Eu pedia ao Espírito Santo que ficasse comigo, e foi Ele que me sustentou em todos os momentos, zelando cuidadosamente por mim. A pastora Fernanda havia deixado um MP4 que tocava louvores e ministrações da Palavra 24 horas ao dia. E eu era alimentada por isso.
Havia uma guerra pela minha vida, isso é um fato. Mas Deus não desistiu de mim. O clamor não cessava e, no fim do ano, o desejo do coração de muitos era me ver curada e de volta a vida, com a oportunidade de conhecer meu filho e poder criá-lo. No dia 31 de dezembro fui transferida novamente de hospital. Quando suspenderam todos os medicamentos, meu organismo surpreendentemente reagiu. Dia a dia comecei a apresentar melhoras e ouvir os testemunhos de oração que chegavam até mim. Comecei a acompanhar o movimento pela internet, mas ainda não falava e nem tinha perspectiva de voltar a andar ou mesmo ficar em pé. Fazia seis horas de hemodiálise por dia. Perdi meu cabelo e começava a ficar, aos poucos, livre do respirador. Haviam grandes feridas abertas no meu abdome, sem perspectiva de fechar e todos os dias eram buscados métodos de drenagem e cicatrização. Fui para um CTI semi-intensivo e minha família pode passar mais tempo comigo, o que me ajudou muito, muito mesmo. Eu me comunicava através de um quadro com letras, onde apontava e formava frases, que na maioria das vezes diziam: Tenho fome, tenho sede. Estava há meses sem um gole de água e sonhava com o dia em que voltaria a ingerir alguma coisa. Vivemos milagres diários. Vencemos as bactérias, o respirador, e meu rim voltou a funcionar na última semana, me fazendo vencer também a hemodiálise. Recebi alta no dia 18 de fevereiro de 2011, conseguindo ficar em pé e dando poucos passos apoiada, mas com a maior expectativa de finalmente ver meu filho, que já tinha quase cinco meses. Quando cheguei em casa, olhei para ele e ele sorriu pra mim. Talvez um dia eu consiga explicar o que senti naquele momento. Eu ainda não podia tocá-lo, e permaneci assim por mais 40 dias. Não podia ser tocada por ninguém, por causa da colonização das bactérias. Minha reabilitação foi intensa, porque ainda não caminhava e era totalmente dependente. Minha voz era muito baixa e rouca, por tantos meses sem falar.Tive que vencer inúmeros conflitos diários. Reaprendi a vida nos mínimos detalhes. A perda dos cabelos, a perda da voz, as inúmeras marcas no meu corpo, a construção do vínculo com meu filho. Teremos muitas oportunidades de falar sobre tudo isso, porque são experiências muito preciosas que tive e tenho tido com Deus. Eu vou registrar tudo isso em um livro que espero ficar pronto ainda este ano. Mas hoje ( Agosto de 2011), eu posso dizer que haverá dias sem respostas, noites longas também, mas o regente de todas as coisas compõe uma nova canção no silêncio. Devo muito ao clamor da igreja, às campanhas de doação de sangue, à união do povo de Deus. Sou a prova viva de que Deus ouve a oração do seu povo e tem poder pra ressuscitar os mortos, Ele é poderoso para dar, tirar e voltar a dar. Ele simplesmente É. Em cinco meses de reabilitação estou independente, voltando à vida normal. Que certamente nunca mais será a mesma. Preparando minha voz com uma fonoaudióloga e ainda seguindo com a fisioterapia. Existe um caminho ainda para a recuperação total, mas é um caminho glorioso e cheio de milagres. Por onde passo as pessoas são tocadas por esta historia terrivelmente transformadora.
Preciso dizer ao mundo que Deus existe, envergonha a incredulidade, surpreende a ciência e eu sou a prova viva do Seu poder. Texto do http://www.creio.com.br/

Leonardo Gonçalves - O amor vai compreender

Leonardo Gonçalves - Coração

Leonardo Gonçalves - Poemas e Canções

domingo, 8 de julho de 2012

Valores invertidos


Por João Rodrigo Weronka

Para finalizar esta pequena série de artigos, partirei para um texto um pouco mais ‘crítico’, uma vez que nos dois textos anteriores, tratei diretamente sobre aquilo que, em suma, deveria estar presente nas canções entoadas nas igrejas em nosso país.

Considerando que a música na igreja precisa cumprir seu propósito, precisamos analisar melhor aquilo que tem sido tocado nos altares bem como o que se ouve nas produções de alguns ‘artistas gospel’. Estou fazendo um apelo  em especial para liderança. Atenção à sua responsabilidade nesta área!

Não vou entrar no mérito de analisar condutas pessoais de cantores, sejam pessoas desconhecidas ou mesmo os pop stars gospel. Me atento ao ensino, a doutrina, a mensagem transmitida nas canções, tanto de famosos como de meros desconhecidos, que, sejamos francos, estão aí no mercado buscando seu lugar ao sol.

Não sou músico, não sei tocar instrumento algum. Também não sei cantar, sou desafinado até batendo palmas. Mas como tudo no âmbito da igreja precisa e depende da aprovação das Escrituras, estou no completo direito bíblico de examinar a mensagem. Até por que, música também é uma ‘pregação’.

Portanto, tome por base, por aquilo que você ouve, se tais pregações são edificantes, se engrandecem o nome de Deus, se estão comprometidas com a Bíblia, se estão em sintonia com a doutrina cristã, e se de fato, o Senhor é adorado e louvado nelas.

Existe um princípio que precisa ser adotado na igreja em nossos dias – urgentemente. Para que exista um momento de culto, de louvor e adoração, precisamos dos elementos para tal: o meio de adoração (música, canto, palavras, expressões, etc), o adorador (pessoa e pessoas), e – evidente – o Adorado. Todas as vezes que o primeiro ou segundo elemento estão  em evidência que ‘ofusca’ o Adorado, não existe culto.

O que quero dizer com isso? Que se em nossas canções o centro não é Deus, Ele não está sendo adorado! Se os feitos que são enaltecidos não são os feitos de Deus, logo, Ele não está sendo louvado!

Vamos aos exemplos?

Canções com repetições ao extremo, músicas de dois versos que duram dez minutos (mantras gospel), letras antropocêntricas onde o homem, seu prazer e conquistas são o foco, letras traduzidas mal feitas e desconexas, erros de concordância, gramática e tempos verbais, enfim, a lista vai longe no mercado das aberrações.

Com a desculpa de “é pra Deus, e de todo o coração”, nossa geração está produzindo um legado horripilante!

Veja só (os destaques em caixa alta sempre serão meus):

Quero subir em Teu colo
COMO CRIANÇA ME EMBRIAGAR
No Teu amor

Alguns chamam esta letra de “melô da criança bêbada”. Não se acha nas Escrituras respaldo para uma música assim (mesmo com licença poética).

Em nome da adoração extravagante, o culto racional é diluído (Rm 12.1).

Já posso ouvir o som, o som,
De abundante chuva (4x)

CHUVA, CHUVA, CHUVA
CHUVA, CHUVA, CHUVA
CHUVA, CHUVA, CHUVA
CHUVA, CHUVA, CHUVA
CHUVA, CHUVA, CHUVA
CHUVA, CHUVA, CHUVA
CHUVA, CHUVA, CHUVA
CHUVA, CHUVA, CHUVA

Elementos da natureza são apreciados em demasia pelos extravagantes. Houve a época recente em que a cada 10 letras, 20 tinham a palavra ‘chuva’. É uma prova contundente que boa parte do mercado da música sempre anda – ou dança? – ao embalo da mesma moda. Nada se cria, tudo se copia.

Pela fé posso clamar
Pela fé posso enxergar
Pela fé posso tocar
Pela fé, pela fé
Não há muralhas que ficarão de pé
Diante de mim
Estou firmado em Cristo pra sempre
Tenho a luz em mim
Pela Fé…

Eis um exemplo clássico onde a perniciosa Confissão Positiva invadiu o campo musical para espalhar seus devaneios. O mais interessante desta letra é que não se fez menção alguma sobre a fé salvífica, sobre o dom gracioso de Deus atrelado a salvação (Ef 2.8). A mensagem da cruz ficou de lado para que ‘as muralhas caiam diante de mim’. Músicas antropocêntricas para massagear o ego das massas.



Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
VAI ESTAR ENTRE A PLATEIA
E VOCÊ NO PALCO
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Quem sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hoje
Tem sabor de mel

Está música é o clássico exemplo das canções triunfalistas entoadas por aí. Existe um estereótipo de cantora e letras que remetem sempre para a mesma ideologia “da vitória”. Em minha opinião, este é o hino máximo do culto antropocêntrico. E pior que isso, é um tributo à vingança. Talvez o leitor me considere um exagerado, mas quando ouvi tal música e li sua letra não percebi outra coisa na mesma senão o explicito sentimento de vingança. Convém ao cristão tal espírito vingativo?


VAI TUDO VIRAR CRENTE
Líderes de êxito
Apaixonados por Jesus
VAI TUDO SER VALENTE
Totalmente dependente de Deus

Com a necessidade de encaixar rimas sem sentido, os “levitas” criam letras que ferem até mesmo a conjugação verbal. Fracas teologicamente, sem glorificar a Deus e cheias de erros de português. O que tal letra agrega?


Ligue pro Senhor, que Ele o atende
Não tem secretária, é o sobrenatural
Ligue pro Senhor, que Ele é seu sustento
LIGUE, LIGUE AGORA, QUE É 0800

Sem comentários.

***

Percebe? Percebe que na ânsia de entreter as massas tais “artistas” mesclam conceitos, criam aberrações doutrinárias, promovem a Teologia da Prosperidade, focam o homem, seus desejos e vontades, e se esquecem de Deus e Sua santa Palavra?

Nada contra o contemporâneo, mas em nome do novo, cria-se mero entretenimento, e sejamos francos, Deus não é entretenimento, nem Seu Reino, nem Sua glória.

Nesta onda estranha, os valores são invertidos, e o Adorado torna-se um servo da igreja, para deleite de homens.

Basta!




Fonte: Napec

"A música da Igreja"


Por João Rodrigo Weronka

"Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças." [Apocalipse 5.12]

Introdução

O que é louvor? O que é adoração? Um é complemento do outro? Por que chamam esta área na igreja de Ministério de Louvor e Adoração?

Muitos cristãos – e a maioria dos ministros – tem certa dificuldade em dar uma definição a estes termos e aplicá-los no dia-a-dia e no ministério onde atuam. Muitos são os que confundem a definição destes termos com o ritmo musical adotado; por exemplo, acreditam que canções cuja musicalidade e ritmo mais lentos e suaves são canções de “adoração” e que as músicas mais pesadas e agitadas são as de “louvor”.
Até mesmo em lojas de artigos cristãos os CDs, DVDs e ministérios são separados desta forma, onde determinado CD é classificado como de adoração e outro é chamado de louvor. Afinal de contas, o que significa cada termo? Qual a importância de sabermos isso? Qual a relevância?


Adoração

Todos nós temos a real consciência que a adoração é um estilo de vida; nossas vidas devem ser constantes meios de adoração ao Senhor. Sabemos que não é preciso estar no ambiente de quatro paredes do templo para adorarmos o Senhor. Não é o local que nos faz adorador, mas a atitude de uma vida voltada para Deus e para constante glorificação de Seu nome.

Podemos resumir de modo muito objetivo: adoração é o que fazemos para o Senhor exatamente por quem e como Ele é.

Deus é tão esplendido e maravilhoso que é difícil (ou mesmo impossível) dar um “rótulo” a Ele. Quando adoramos o Senhor numa canção ou oração, fazemos isso para glorificá-Lo por quem Ele é, exaltando sobremaneira os Seus eternos atributos, tais como auto-existência, auto-suficiência, eternidade, imutabilidade, infinidade, onisciência, onipotência, onipresença, soberania, sabedoria, bondade, graça, misericórdia, longaminidade, santidade, justiça, fidelidade, etc.
As Escrituras nos dizem sobre a verdadeira adoração ao Senhor, que deve ser em espírito e em verdade (Jo 4.23-24); existe um número sem fim de músicas que cantam este versículo, mas qual o significado profundo desta expressão?
Uma canção com traços de adoração é aquela que atribui a Deus o valor que somente a Ele é digno de ser dado. É aquela onde expressamos nosso profundo amor a Deus com a mais sublime sinceridade e autenticidade. Apenas Deus é digno de ser adorado. Apenas Ele e mais nada nem ninguém (Lc 4.8).


Louvor

O louvor é aquilo que fazemos a alguém em honra pelos seus feitos. A Bíblia Sagrada mostra que em determinadas circunstâncias às pessoas emitem louvores umas as outras, em tom de elogio. E isso de modo algum é uma desonra ao nome do Senhor, pelo contrário, pode numa atitude dessas emitir adoração ao Senhor.
Podemos levar como exemplo Rm 13.3; 1Co 11.2; 2Co 12.11. Nestes casos estamos considerando o louvor como expressão humana de elogio.
O louvor pode ser resumido como uma homenagem prestada a alguém. Focando nosso louvor ao Senhor, observamos nas Escrituras que louvamos a Ele pelas graças recebidas, pelos Seus favores e bênçãos. A Bíblia mostra uma enorme variedade de louvores ao Senhor (Lv 7.13; Sl 40.10; 104.33; 150; Cl 1.3).


Uma relação perfeita

O propósito de nossas canções deve ser sempre uma pura e genuína adoração ao Pai. Os louvores entoados por nossos lábios devem conduzir nossas vidas à prostração completa do coração.
E este caminho pode ser percorrido de muitas maneiras. As Escrituras apontam o louvor e adoração através dos meios:

● Palmas: Sl 47.1; 98.8; Is 55.12

● Levantar de mãos: Sl 63.4; 77.2; 1Tm 2.8; Hb 12.12

● Prostração: Ez 43.3; Ap 4.10; Sl 95.6

O aspecto externo deve ser organizado, bem feito e coerente, seguindo o dom de cada um, mas nunca devemos nos esquecer que o Senhor esquadrinha os corações (Rm 8.27; 1Co 2.10), e é de lá que emana o perfeito louvor e adoração.

Fonte: Napec

A música na igreja



Por João Rodrigo Weronka

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. [Salmo 106.1]


É de consentimento geral que a música é um poderoso instrumento de comunicação. Num sentido amplo, através da música, as mais diferentes mensagens são divulgadas, culturas são difundidas, ideologias propagadas e gerações marcadas. A música tem um potencial impar de comunicação.

Ao voltarmos nossa atenção para a aplicação da música no culto cristão, devemos nos atentar para que esta possa manter suas características fundamentais bem como que possa cumprir com os propósitos dentro da estrutura do culto.


Mas afinal, que características são estas e que propósitos são estes?


O Papel da Música na Igreja

Na grande maioria das igrejas, os cristãos estão habituados a um modelo de culto onde existe um período musical que antecede a pregação e exposição da Palavra de Deus. Este período é convencionalmente chamado de “período de louvor e adoração”, ou simplesmente “louvor”. Este tempo especifico possui uma potencialidade que muitos cristãos ignoram. É neste momento que expressamos todo prazer em estar na presença do Senhor bem como todo o amor que sentimos por Ele.

O Espírito Santo deve ser o “regente mor” no culto, tendoem vista que Ele, como Consolador prometido, cumpre com o papel de condutor das pessoas a Jesus, levando o pecador ao Senhor (Jo 14.16-17; 15.26; 16.7-14).

Quando o louvor é fundamentado nas verdades bíblicas, potencializamos a mensagem da salvação, alcançando corações aflitos, fluindo alegria de tão grande salvação e glorificando o Senhor. Como uma mola mestra, o louvor impulsiona toda a congregação no estabelecimento da unidade genuína como corpo. Nesta singular unidade, juntos, adoramos o Senhor (Cl 3.15-16).

A igreja sempre fez uso de cânticos e hinos, seja no presente, na longa história da igreja cristã, na igreja primitiva ou no porvir (Rm 15.9; 1Co 14.15; Ef 5.19; Cl 3.16; Tg 5.13; Ap 5.9; 14.13). Mas para que o louvor atinja o êxito, é preciso assimilar alguns simples princípios que fazem toda diferença.


Quanto às Características

Vivemos dias em que tudo que recebe o rótulo de “gospel” é automaticamente aceito pela maioria dos crentes como algo verdadeiramente digno de crédito. Não sejamos incautos! Precisamos, em todas as áreas de nossa vida cristã, seguir o exemplo dos Bereanos (At 17.11). Seja sincero consigo: alguma vez você já parou para analisar aquilo que ouve e canta?


a) Ensinar Verdades Bíblicas

As músicas que cantamos precisam estar impregnadas de significado. A conformidade com a Palavra faz da música um instrumento de edificação. Letras sem sentido são simplesmente ritmos e mero entretenimento. Ao cantarmos das verdades bíblicas, lançamosem música a Palavrade Deus aos corações, a verdade cantada liberta, e por intermédio do Filho (que é a própria Verdade – Jo 14.6) somos livres, verdadeiramente livres (Jo 8.32;36)! Quantos de nós carregamos ainda hoje, trechos de músicas cantadas nos primeiros passos na fé, mantendo trechos bíblicos cantados naquela ocasião ainda vivos no coração?


b) Abençoar o culto unindo os crentes

O período de louvor tem também a característica de unir os crentes no mesmo propósito, ou seja, a unidade dos santos louvando e adorando o Deus Todo-Poderoso. Este período tão importante edifica, consagra, exorta, reconcilia. Ao estarmos congregados, de modo algum estamos “assistindo” o culto, mas participando de modo ativo, cultuando a Deus. Da mesma forma que não existe uma platéia assistindo o culto, não existem artistas sobre um tablado fazendo um show de exibicionismo humano. Precisamos entender que não existe separação entre os que estão ministrando sobre o altar e os que estão na nave da igreja (2Cr 20.26a; Sl 126.3).


Quanto ao Propósito

Dia-a-dia, cada cristão, independente de seu talento ou dom, ou do ministério onde atua, precisa ter em mente qual fator motivacional, qual o propósito de sua dedicação e amor no Reino de Deus.

Glorificar a Deus, acima de todas as coisas, o propósito central é a glorificação do Deus Vivo. O Senhor quer ser adorado por Seus filhos (Jo 4.23-24). O que Ele espera de nós é algo genuíno, puro e sincero. Glorificamos o Senhor quando,em nossos cânticos O louvamos por aquilo que tem feito, por Suas grandes obras, por quem Ele é (Ed 3.11; Sl 145.3-7).

Tomemos por exemplo o Salmo 19, que segundo a opinião do grande teólogo C.S. Lewis é o mais poético de todos os Salmos; um dos mais belos poemas do mundo. Tal Salmo possui uma estrutura muito simples, porém de profundidade de grande valor. Ele mostra como Deus criou tudo (v. 1-6), como legislador de Israel (v. 7-10) e que Ele deseja ser o Redentor individual de cada um (v. 11-14). Que bom é ter a oportunidade de louvar e adorar o nosso Deus! Quão belo é cantar as verdades gloriosas contidas neste Salmo!

Poderíamos fazer ainda menção de muitos outros textos bíblicos ou mesmo de fatos de nosso cotidiano que mostram o agir e personalidade de Deusem nossas vidas. Muitossão os fatos que demonstram e atestam que nosso dever é ter a glorificação de Deus como propósito central. Dentro de todos os lindos textos dos Salmos, podemos destacar mais um: o Salmo 103. Neste Salmo, Davi enfatiza Deus e seu relacionamento com o ser humano. Deus não é um ser distante e terrível, ou mesmo uma energia cósmica que vaga no nada. Ele não é um relojoeiro que simplesmente criou o todo e se ausentou, deixando sua criação a esmo. Não! Ele é um Deus pessoal, que deseja estar conosco. Entendamos o principio do temor – que não que dizer que devemos ter medo de Deus – mas sim que devemos amá-Loem todo o Seuzelo (Ex 20.5; Is 48.11). Ele é digno sobre toda e qualquer coisa (Ap 4.11).

Ele Se aproximou de nós, o Criador de cada partícula do universo Se aproximou de cada um de nós para um contato e relacionamento pessoal, ansioso em nos perdoar de toda iniqüidade, repleto de compaixão e misericórdia paterna, amando de modo incondicional e incessante a todos que se voltam a Ele e que nEle confiam.

Que cada um de nós tenha este pequeno texto como uma verdade prática em nossa vida: “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Rm 16.27.



Reflita:

a) As nossas canções glorificam e dão testemunho de Deus ou nós as escolhemos apenas por sua harmonia emotiva ou pelo seu ritmo?

b) Como podemos fazer para, no mínimo, tentar viver em conformidade com aquilo que cantamos?



Fonte: Napec

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Clássicos Cristãos - (Be thou my vision)

Be Thou My Vision (Tradução)
Seja minha visão, Ó senhor do meu coração
Nada é tudo para mim; somente Tu és.
Meu melhor pensamento de dia e de noite
Assim como caminhando e dormindo em Tua presença, Minha luz.
Seja minha sabedoria, seja minha verdadeira palavra!
Seja tudo em mim e esteja eu sempre contigo, Senhor!
Seja meu grande Pai e eu teu verdadeiro filho!
Seja minha morada e eu contigo um!
Seja meu escudo, minha espada para a batalha!
Seja minha armadura, seja minha verdade!
Seja o abrigo de minha alma, seja minha fortaleza!
Ó levante-se, grande poder de meu poder!
Riquezas eu não acato, nem louvor do homem vazio.
Seja minha herança, agora e sempre!
Tu és o único e  primeiro no meu coração!
No reino dos céus, tu és o meu tesouro!
Alto Rei do Céu, luz do sol do céu...
Ó conceda-me suas alegrias depois da vitória ganha...
Grande coração de meu próprio coração!
Em qualquer infortúnio, permaneça sendo a minha visão, Ó governante de tudo!
Abre os meus olhos ( Versão de  Be thou my vision)
Abre os meus olhos, Ó Senhor do meu ser
Só tua face anseio por ver
Ao contempla-lo, no escuro ou na luz...
Sonho acordado, querido Jesus.
Meu pensamento, palavras de amor...
És meu alento em minh’alma , Senhor!
Pai amoroso, que seja assim:
Eu em Tua casa... Teu Espírito em mim!
És meu escudo, espada e vigor
Minha alegria e honra, Senhor
Tu és meu abrigo. A quem vou temer?
Tu me elevas em Teu grande poder!
Rei das Alturas, Deus do meu ser
Sol da Justiça, que eu possa te ver
Sonho profundo do meu coração
És para sempre a minha canção.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A bênção de desligar-se

"O sol sabe a hora de se por" (Sl 104.19)



O sol sabe a hora de sair de cena. E, ao sair de cena, permite que aqueles por ele afetados também "se ponham". A luz e o calor do sol e a sua ausência marcam padrões diferenciados do nosso dia-a-dia.

Quando o sol aparece, as pessoas saem para o serviço e trabalham até a tarde. Quando o sol se põe as pessoas se desligam do trabalho e dos afazeres domésticos e descansam. Apenas as corujas e alguns animais selvagens 'trabalham' durante a noite, mas mesmo estes sabem a hora de se por.

O que há de errado conosco quando não conseguimos nos desligar? Que prejuízo causamos a nós mesmos, aos nossos queridos e aos que estão ligados a nós no ambiente de trabalho quando não respeitamos estes padrões impostos pela natureza, por Deus?

Aqueles que estão à frente de ministérios, de organizações sociais ou de igrejas, muitas vezes, sofrem com a insônia, aquele tipo de insônia decorrente da preocupação com prazos, com tarefas a cumprir, com a falta de recursos, com o aumento das demandas por causa das histórias tristes de que se tornam conhecedores e coadjuvantes; por causa de problemas de relacionamento. Corremos o risco de negligenciar o descanso físico e a calma espiritual, na prática ocupando um lugar que não é nosso. Cada noite de descanso é uma reafirmação de que Deus está no controle e de que somos simples cooperadores. O único remédio para este tipo de ansiedade, intranquilidade ou angústia é descansar em Deus, pois Ele “não nos chamou para sermos operários agitados do seu reino, mas para amá-lo e amar ao próximo de todo o coração.” (Ricardo Barbosa)

terça-feira, 3 de julho de 2012

Marta moderna

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda."
Provérbios 16:18


*Bonnie Moyers
Esposas, mães e outros, com frequência, procuram dar conta de suas agendas agitadas fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Eu trabalhava meio expediente e cuidava da nossa casa, das crianças e de dois dos parentes idosos do meu esposo. Com pouca ajuda de outros, tornei-me a "Galinha Vermelha" da fábula, tentando fazer tudo sozinha.
Fiquei até orgulhosa de quão bem organizada eu era, até que os eventos de um dia me fizeram descer um degrau ou dois. Eu estava assando um bolo, cozinhando feijão e batatas, enchendo uma lavadora de roupa com água, enquanto a outra lavadora já centrifugava. Estava varrendo o chão e respondendo às perguntas de um dos nossos dois filhos, quando meu esposo entrou e perguntou: -- O que aconteceu? Eu estava trabalhando no caminhão e, de repente, uma quantidade de água caiu sobre minha cabeça e ombros, e encheu o carrinho de mão ao meu lado!
-- Ai, não! -- Corri para a lavanderia inundada. Fechando a torneira, respondi:  --Você sabia que com essa máquina semi-automática a entrada de água tem que ser desligada manualmente? -- Ele fez sinal com a cabeça.
-- Bem, eu estava tão ocupada que me esqueci de conferir, e a máquina transbordou. Desculpe-me! -- Ele aceitou meu pedido de desculpas. E eu concluí: "Às vezes, é possível realizar muitas tarefas ao mesmo tempo".
Marta é, provavelmente, a personagem bíblica com a qual mais me pareço. Com sinceridade, trabalhar duro e cuidar de pormenores é bom. Mas nem Cristo trabalhava o tempo todo. Ele disse aos discípulos: "Vinde repousar um pouco, à parte" (Marcos 6:31)
Recreios ocasionais do trabalho me revigorariam. Os recreios me ajudariam a ser mais produtiva do que sou quando prossigo até ao ponto de exaustão. E alguns dos recreios devem envolver a leitura da Bíblia, oração ou, simplesmente sentar-se quieta, meditando. "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (Salmo 46.10)
Sim, ainda faço várias coisas ao mesmo tempo. Mas não tantas, nem tão rapidamente como no dia em que a máquina de lavar roupa transbordou. A vida é muito melhor quando tomamos algum tempo para aspirar o perfume das rosas!
Deus pode ajudar-nos a encontrar o equilíbrio de que necessitamos na vida. Tudo o que precisamos fazer é pedir.


*Bonnie Moyers  é casada e mora no estado de Virgínia (EUA). Ela participa da música em sua igreja e também toca numa igreja Metodista  e numa Presbiteriana alguns domingos. Escreve como freelance em muitas revistas e livros.

Fonte:  Meditação da Mulher - CPB