quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O ato de observar é a única chave que abre a porta dos mistérios.
A paisagem de fora, a vemos com os olhos de dentro.
A paisagem é um estado de alma.
Na realidade, o que vemos está em nós.
Não vemos o que vemos, vemos o que somos…
“Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.”
José Saramago




Ele

Estar Contigo - Roberto Gonçalves

sábado, 22 de fevereiro de 2014

“O que me interessa no amor, não é apenas o que ele me dá, mas principalmente, o que ele tira de mim: a carência, a ilusão de autossuficiência, a solidão maciça, a boemia exacerbada para suprir vazios. 
Ele me tira essa disponibilidade eterna para qualquer um, para qualquer coisa, a qualquer hora. O amor tira de mim a armadura, pois não consigo controlar a vulnerabilidade que vem com ele. E é por isso que o amor me assombra tanto quanto delicia. Porque eu não posso fingir que quero estar sozinho quando o meu ser transborda companhia.”
(Maria de Queiroz)

Trijntje Oosterhuis - What The World Needs Now tradução



Precisamos transmitir Teu doce amor ao mundo, Senhor!





sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Um Deus dentro de uma caixa?



A natureza humana constrói um retrato daquilo que pensa ser Deus, uma espécie de caixa espiritual, onde podemos encaixá-Lo. Queremos um Deus ajustável. As fórmulas “como fazer” são realmente confortantes – evidência tangível de que as coisas funcionarão do modo que desejamos.
Entretanto, a espécie de desapontamento ou decepção que nos choca a fé também leva as paredes dessa caixa a dissolver-se. O território espiritual aqui é desconhecido e, às vezes, assustador. Talvez você tome uma rota errada para chegar a tal lugar. Não sabe o que o espreita das trevas. Como se expressou um amigo: “De repente, compreendi que se aquilo que eu temia acontecera, qualquer coisa mais seria possível também. Não mais me senti seguro”.
Posso retornar aos dias em que a fé parecia certa e simples? Posso simplesmente voltar onde eu me achava? São perguntas naturais a fazer. Ansiamos por um estudo bíblico, ou um retiro espiritual, ou um zelo sincero, ou ALGO que nos prometa aquela antiga certeza. Desejamos que a fé perca seu sentido de tentativa – que cesse de parecer fé.
Contudo, não há volta atrás. Ou o sistema de crença manejável já não funciona tão bem. As paredes da caixa começam a desagregar-se. Deus, às vezes, parece estranhamente ausente, como se nos tivesse deixado entregues a nós mesmos para acertar as coisas. Na realidade, porém, o que experimentamos é esta angústia e confusão do soltar-se, não de Deus, mas dos fins certos e seguros que construímos para abrigar o conceito que fazemos dEle. Deus não é um conceito a ser dominado, um conjunto de prescrições que podemos controlar. Ele se mostra muito diferente do que pensamos – mais amoroso, mais exato, mais fiel.
(Extraído da obra The Cleavers Dont’t Live Here Anymore, de Paula Rinehart.)



Oração

Deus, quero engrandecer-te pelo alívio de alma que sempre encontro em Ti. A Tua Palavra não promete vida sem dificuldades, mas consolo na angústia. Restaura-me, pois, ó Pai. Por Jesus.




“A praga de nossa época é a falta de sentido. A pessoa moderna tem meios para viver, mas muitas vezes não tem um significado pelo qual viver.” Victor Frankl

Vem Refrigera me

Alguém como eu - Fernando Iglesias

Luz do Luar - Fernando Iglesias








Vaso de Honra - Renova me



O Caminho da Transformação

“Então, Jonas, no ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus” (Jonas 2:1)


O caminho para nos transformarmos nas pessoas que fomos chamados para ser, é a oração. E começamos a orar quando estamos no ventre do peixe.
O ventre do peixe é um lugar de confinamento, apertado e sujeito a limites. O navio para Társis rumava para o ocidente, e à sua frente havia uma extensão infinita de mar, com o fascínio do mistério e o aceno do desconhecido, que vinha do Estreito de Gibraltar e também de mais longe. Os Portões de Hércules. Atlântida…
Jonas, fascinado por esse destino desconhecido, navegando com ousadia, a toda velocidade, com a brisa do mar e o sal picante aprofundando a antecipação sensorial de uma vida emocionante a serviço de Deus, encontrou-se, ao invés disso, no ventre do peixe… o oposto, sem atrativos, a tudo que Jonas se dispusera a fazer.
“Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe. Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e Ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e Tu me ouviste a voz. Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as Tuas ondas e as Tuas vagas passaram por cima de mim” (Jonas 1:17-2:3)
Vamos orar?: “Deus, minhas orações fluem do que não sou. Suponho que Tuas respostas fazem de mim o que sou. Como ondas no mar agitado, pensamentos surgem, uns sobre os outros, mas a calma que existe por baixo deles é toda Tua. E lá te moves por caminhos que nos são desconhecidos. Tua paz é tecida de forma estranha a partir de lutas estranhas. Se o leão que há em nós ora, Tu respondes como o cordeiro”. (Oração Escrita por George MacDonald)

Texto: Escrito por Eugene Peterson



O Barro em Mim


Sou feita de barro
Sou feita de chão
Barro que parece frágil
Barro que dança nas mãos.
Sou feita de barro
preciso ser moldada
Sou feita de barro
Por vezes amassada.
Sou feita de fogo, terra, água e ar
Sou filha do povo, filha da cruz
Por vezes sozinha na multidão
Meu ser que reclama
Também se levanta
Se ergue e proclama
Não vou permanecer no chão.
Sou feita de barro
coisinha pequena
Sou feita do tempo
que é passageiro e tem pressa
Pressa de passar
Como um guerreiro na sua última batalha
Que morre lutando,
porque sabe que vitória passageira...
não é vitória.
Mas não se engane
Também sou feita de céu
Do céu que reluz a nova esperança
De um dia o barro virar porcelana.
Sou feita de barro
Barro do chão
Barro do céu...
E minha essência
É Deus Criador
Moldando o barro
Todos os dias
Num lindo acalanto de amor.

Viviane Bezerra

CAMINHO - Intérprete: Gláucia Carvalho

"Todas as coisas que vejo ensinam-me a crer no Criador, por todas as outras coisas que não vi." Ralph Waldo Emerson




“Fé não é acreditar sem provas, é confiar sem reservas — confiança em um Deus que Se mostrou digno dessa confiança.” Michael Green
“Que os homens aprendam pelo menos qual a fé que rejeitam antes de rejeitá-la.” Blaise Pascal

“Dúvida é uma pergunta sincera. Descrença é não querer ouvir a resposta.” Ian Judson
“Quase sempre preferimos o conforto da opinião sem o desconforto da reflexão.” John F. Kennedy

“Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem.” Robert Musil, em O Homem sem Qualidades





Palavras na Cabeça

Caiu ...

Caíram palavras na cabeça
Caíram ...
De alguma maneira iam formando-se
Caíram ...
As palavras eram tão bonitas
Caíram ...
Eram verdadeiras
Caíram ...
Em forma de versos
Caíram ...
Palavras na cabeça
Caiu ...
Era um poema ...
Caíram
Primeiro na cabeça
Caíram ...
Depois no caderno
Caíram ...
Por fim tornou-se público
Caiu ...
Era um poema
Caiu ...
A licença poética na cabeça
Caiu ...
Era um poema

Manoel Veridiano
"Palavras pulsam em meu coração, escorre poesia em minhas veias. Declama-me!" (Karla Thayse Mendes)






"Mas a planta que a gente planta
Dá o fruto que a gente colhe
E o canto que a gente canta
Tem o tom que a gente escolhe..."

(Poesia com Vida, do Wolo WB Borus)






"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida."
Vinicius de Moraes 



"Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade."
Esopo



"Sendo Rei ou camponês... serás feliz, se encontrar paz em seu lar".



O mais feliz dos felizes, é aquele que faz os outros felizes.
Alexandre Dumas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"Um gesto de amor muda uma relação, que muda um ambiente, que muda um lugar, que muda um pensamento, que gera uma ideologia, que produz uma nação sadia!"
Alex Faria



"Se semeias amor em ti, só amor serão os frutos."
Santo Agostinho

"Os sonhos não acabam onde a fé permanece.
Sem fé  não há esperança, sem sonhos não há esperança.
Abençoados são aqueles que possuem fé nos seus sonhos.
Abençoados também são os que mesmo sem sonhos, possuem fé."
(Ita Portugal)



Milho de Pipoca

"Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre." 

Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que esta sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras, a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

Rubem Alves
Aprendizado
(Paulo Roberto Gaefke)


Em tudo vejo o aprendizado, a oportunidade de crescer,
se começa uma discussão e eu quero gritar mais alto,
observo o meu desequilíbrio e conto até 50.
Se o relacionamento não vai bem, reflito nas minhas atitudes,
será que a indiferença não tomou conta de mim?
será que o que eu ando cobrando,
não é o que eu também não estou dando?

Se o ambiente de trabalho não está como eu quero,
levo flores para as mesas, plantas para a sala,
uma balinha para cada companheiro,
um tempo para cumprimentar cada um.

Se a minha casa anda com a energia pesada,
abro às janelas e faço uma prece de agradecimento à Deus.
Agradeço por tudo, por mais simples que seja,
assim, as trevas, que detestam a luz, vão embora com pressa.

Se o meu humor anda mais para baixo que minhoca,
eu busco a companhia de amigos de alto astral,
daqueles que riem até de "topada no dedão",
e me distraio, enganando a depressão...
esquecendo a preocupação que me assolava.

Foi assim que eu descobri essa verdade:
"quando algo não vai bem, é dentro de mim que devo procurar,
é aqui no meu interior, e não nos outros,
que está a causa e a solução dos meus problemas.

Assim, aprendi a não transferir a minha dor,
e é claro, nem a minha alegria,
o tesão de viver esse dia de sol,
como se fosse o último, porque de repente,
pode mesmo ser o último,
 então...
"que seja o melhor dia de todos os dias já vividos!"



Arautos do Rei - NEle

"Às vezes acho que estou rumando para o ápice do desgaste interior. Não é uma sensação boa. É como se meu cérebro fosse um enorme quarto cheio de caixas.
Eu abro uma delas e descubro uma miríade de dúvidas.
Abro outra e eis aí vários sentimentos intensos e contraditórios.
Abro ainda outra e, vejam só, uma caixa com dilemas terríveis!
Há também uma caixa curiosa, onde jaz um coração corrupto.
Ele é negro e cheio de falhas. É o meu coração.
É um estado caótico. Mas a minha esperança permanece no Senhor.
Porque, no fim das contas, o problemático sou eu.
Não há porque culpar a Deus.
E assim, "eu elevo os olhos para os montes, de onde meu socorro vem".

Davi Caldas
Vive no Rio de Janeiro, cursa Jornalismo na UERJ, é escritor.
Você pode ler seus artigos, crônicas e poesias em seu Blog: "Mundo analista".


A ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA


Esperar não é uma coisa fácil.
 Diz a canção popular: "Bem, vamos embora, porque esperar não é saber; 
quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
 Temos pressa e somos impacientes.
 Abraão esperou vinte e cinco anos o nascimento do filho da promessa.
 Ele creu contra a esperança. Sua esperança não se desesperou.
 Deus honrou a confiança de Abraão e fez dele o pai da fé.
 Talvez seu coração está sendo assaltado pela dúvida. 
Talvez sua esperança já naufragou no mar das incertezas.
 A Bíblia diz que sem fé é impossível a agradar a Deus.
 Precisamos esperar em Deus, sempre, ainda que contra a esperança!

Hernandes Dias Lopes.






POEMA


Volto para dentro do meu ser
Me encontro triste.
Num canto da minha alma
Está encolhido e amedrontado
Um sentimento verdadeiro...
Que teve que ser reprimido
Esperando para vir à tona
Doar-se
Assim que encontrar o ser merecedor
Deste sentimento
Que é puro Amor 


(Desconheço o autor)



Herança

Eu vim de infinitos caminhos, 
e os meus sonhos choveram lúcido pranto
pelo chão.


Quando é que frutifica, nos caminhos infinitos, 
essa vida, que era tão viva, tão fecunda, 
porque vinha de um coração?


E os que vierem depois, pelos caminhos infinitos, 
do pranto que caiu dos meus olhos passados, 
que experiência, ou consolo, ou prêmio alcançarão?

CECILIA MEIRELES

A transitoriedade da vida

"Parece que o bem e o mal estão sempre misturados. Minha mãe faleceu dois dias após o nascimento de minha filha"(Ardis Dick Stenbakken).

Esse é parte de um depoimento que li e me fez pensar em como a vida é transitória, e como de repente nos deparamos com o inesperado, seja para o bem ou para mal, e às vezes, os dois ao mesmo tempo.
Difícil viver nessa turbulência entre luz e sombras. Muitas vezes as sombras são maiores do que a luz, as ondas se agigantam e não enxergamos um porto seguro.
É a vida, é assim... altos e baixos, caminhos por vezes longos e árduos, muitas vezes somente a própria rotina nos cansa muito.Vida e morte nos rondam o tempo todo, escolhas que temos que fazer e nem sempre são acertadas com o Pai e vamos seguindo como um barco a deriva.
Como obter sabedoria nesses momentos? Porque na verdade, queremos o céu o tempo todo, um lugar lindo onde não haja sofrimento nem dor. Sim, é lá que queremos estar o tempo todo. Sabe o que isso? É esse maravilhoso coração de eternidade nos dado por Deus. Por isso não aceitamos a morte, por isso não queremos a dor, por isso o lugar que escolhemos desde sempre em nosso ser é o céu, onde enfim nos encontraremos com o Deus absoluto e soberano Senhor. O Deus do Amor, aquele que verteu gota a gota de sangue por nós na cruz, aquele que nos reservou um lugar nunca visto por olhos humanos. Por isso enquanto não vamos para esse lugar onde não haverá o mal, a dor e nem a morte, continuemos a jogar a nossa rede no mar da vida, certos de que mesmo que a vitória demore, ela um dia chegará, então todos os que creram poderão enfim se regozijar e como diz Drumond:
"a mesma pedra se encontra,
conforme o povo traduz...
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"

Viviane Bezerra.
"A Fuga"

Por Alex Faria

Tentei fugir de mim mesmo e sempre me encontrei na curva seguinte da vida!
Tentei fugir dos problemas, e eles sempre me encontraram em todas as esquinas que eu transitei.
Tentei a fuga do coração, engarrafado de mágoas e desilusões,
e fiquei preso em um congestionamento emocional.
Tentei fugir do fracasso da alma, e da limitação do corpo, e consegui o esgotamento,
e a legenda de uma franca e dura realidade.
De nada! Absolutamente nada eu conseguir mudar!
Tentei então uma fuga maior, tentei fugir de Deus,
e Ele me deixou ir, estranhamente, deixou-me partir...
deixou-me tomar o rumo que apontou o meu nariz;
Nada falou! Não me impediu! Não foi à esquina me encontrar...
fugi e afugentei a esperança, deixei que o espírito chorasse, fugi.. fugi...
e movido pela curiosidade olhei para trás e vi alguém me olhando..
mas foi ficando distante, e aparentemente sumiu!
Andei errante, ofegante, delirante, e em um instante, senti vontade de voltar!
Como por instinto, sem saber de onde saí... mas queria sim retornar.
A ruína era inerente, a vergonha jorrava, mas uma necessidade me movia,
uma sede inimaginável assolava meus pecados.
Queria beber, queria aquela água, queria voltar, não queria mais fugir!

Tive medo... Mas voltei!
Achei que não encontraria ninguém, e realmente não encontrei.
Não vi os braços abertos, por que Ele não estava lá.
Na verdade, quando fugi, Ele não me impediu
Ele fugiu comigo, e todo tempo esteve ao meu lado.
Enquanto eu procurava sentido em viver,
em todas as esquinas Ele era quem me guardava das armadilhas das encruzilhadas.
Nunca me deixou!
Nunca saiu de perto de mim.
Pensei que pudesse ter fugido...
mas ninguém pode fugir do imenso amor de Deus!



*Alex Faria é casado e pai de 3 filhos, estuda Relações Públicas na UERJ e é compositor.
É cristão, ama a música, a natureza e relacionar-se com as pessoas.

Deserto da Fé 



Como se sobrevive no deserto da fé ?
Todos passam pelo deserto da fé ?
Creia:  tem hora que é só você e Deus...
Na verdade, não seria a melhor hora ?

No deserto da fé não significa que você a perdeu
Significa que você sente-se só ...
Quem pode dizer que não é normal ?
Quem pode chamar alguém de anormal ?

No deserto da fé o sobrevivente tem um nome
Você mesmo,  eu mesmo,  nós mesmos ...
No deserto da fé a água viva assassina a sede
A água da vida nunca morreu sempre esperançou e isso basta.

No deserto da fé, o deserto passa, você passa, a fé fica.
A água viva,  bem viva,  vive... viva ...
A água da vida limpa o gosto de areia da garganta da alma.
Quem pode dizer que não é normal ?

Bem vindo ao deserto da fé
Bem vindo ao gosto de areia fina, grossa e seca
Bem vindo ao sentir-se só
Mas,  muito mais bem vindo,  o pingo da água viva e da vida.

No deserto da fé ...
Quem pode chamar alguém de anormal ?


Manoel Veridiano


Refletindo sobre a brevidade da vida

A última semana de novembro de 2013 foi uma semana muito difícil pra mim. Especialmente os dias 29 e 30 de novembro, quando mergulhei numa deprê daquelas. Naquela sexta-feira, sentindo dores, (por estar com alguns problemas de saúde), juntei a isso também as dores emocionais. Abri as feridas do passado, trouxe à mente memórias muito antigas, lembrei dos meus queridos que já se foram, me entristeci pelos sonhos que não realizei, pelas esperanças e aspirações que foram deixadas de lado... enfim... sabe aqueles dias em que você se sente um zero... o cocô do cavalo do bandido? Ou será que só eu, sendo cristã, me sinto assim às vezes???

Bem, pra completar a semana, no dia seguinte, estive envolvida em um acidente. O ônibus em que eu estava com meu filho Davi, bateu em um carro que avançou o sinal. Graças à Deus, nada de grave aconteceu aos passageiros e ao motorista do ônibus, e nem a mim e a meu filho, a não ser um pequeno corte em minha boca, quando bati com o rosto. Mas, quando desci do ônibus, (eu, que já estava tão fragilizada), me entristeci ainda mais, pois o motorista do carro não sobreviveu. Logo, os populares retiraram o motorista e seu filho do carro, antes mesmo que o socorro chegasse, pois temeram uma explosão. Tentamos manter o rapaz imóvel, até a chegada do socorro. Fiquei ao lado do rapaz ( que devia ter seus 22, 23 anos). Ele me pediu para ligar para sua mãe, e me perguntava a todo instante pelo seu pai. Como... Como eu iria lhe dizer que seu pai não resistiu? Então, apenas lhe respondia: "Calma, seu pai está aqui ao lado. Fique imóvel. Logo, logo o socorro vai chegar."
Foi um misto de sentimentos... não posso explicar. Eu ali, naquela situação, vendo a fragilidade e a brevidade da vida. Aquele homem morto ali, na minha frente, com mais ou menos a idade do meu marido, e aquele jovem que poderia ser meu filho. Quantos planos aquele homem não teria feito pra aquele sábado, para o fim de ano e para os próximos anos de sua vida? Não pôde realizá-los. A história do livro de sua vida terminou alí. Deus fechou seu livro e o selou. 

Quem pode ver tal cena e não meditar, refletir sobre a vida e sobre a própria vida. Percebi, ali, muitas coisas que estavam obscuras ou esquecidas para mim. Pensei no quanto preciso valorizar a minha vida e a dos que me cercam. Pensei em como tenho conduzido minha vida. Pensei que um dia, Deus tinha dado sentido à minha vida, mas que eu precisava continuar essa corrente, ajudando outros a encontrar o sentido e o valor de suas vidas. Somos alguém, quando fazemos qualquer um se sentir alguém. Essas foram algumas das coisas que pensei naquele momento em que socorríamos o jovem, e muitos outros pensamentos e questionamentos ainda povoaram a minha cabeça no Domingo e na semana seguinte.
Sabe, aquele homem não era um jovem, mas também não era um velho. Ele não teve tempo sequer de fechar seus olhos. Será que ele aproveitou seu tempo de vida para fazer as coisas que realmente são importantes? Ou gastou todo seu tempo com as coisas que menos importam? Qual legado terá deixado para seu filho?... e para mundo?

Esta semana ouvi uma bela mensagem em que um cristão dizia o seguinte: " Que legado eu e você estamos deixando para o mundo? As pessoas quando ouvem nosso nome, que tipo de sentimento passa no coração delas? Gratidão, admiração, reconhecimento?... ou nós não representamos muita coisa para as pessoas? É claro, que para nossos familiares, somos especiais. Mas, eu acho que cada ser humano pode deixar o seu próprio legado. Alguns deixarão um legado maior, outros um legado menor, mas o mundo precisa ser melhorado pela minha passagem por esse lugar, e pela sua passagem. Eu espero que não venhamos a viver só para nós mesmos, que nossos recursos e tempo não sejam apenas para os nossos interesses, que entendamos o nosso valor, mas também possamos desenvolver o altruísmo e entender que as pessoas que estão ao meu redor têm tanto valor quanto eu. Aos olhos de Deus todos somos iguais e todos temos valor, sim. Eu e você devemos viver uma vida de amor a Deus, e amando nosso próximo, nos doando para diminuir o sofrimento de outras pessoas. Eu e você, enquanto temos vida, podemos fazer a diferença na vida de alguém, e isso faz diferença em nossa própria vida!"  É isso que dá sentido à vida!
Josy Cristina Caldas Farias

É bom ter um amor!

Em dias confusos, em dias finais, dias da solidão que assola uma multidão;
é bom ter um amor!
Nesses dias de conflito com a alma , da dúvida de viver, de existir, de continuar ou de recomeçar; 
é bom ter um amor! 
No caos da existência, nas crises existenciais, na incerteza do amanhã, no medo do futuro; 
é bom ter um amor! 
No esvair das forças, na fuga da fé, na incoerência do próximo, no atalho proibido;
 é bom ter uma amor! 
No caminho a tomar, na decisão de ficar ou partir, 
na  fraqueza do corpo, na impureza da alma, na atitude da mente; 
é bom ter um amor!
 Na hora do vazio, do coração apertado,da lágrima lançada , 
da escolha do seu amor; 
é muito bom ter uma amor!

O amor de Deus é tudo e nos presenteia com o amor de nossas vidas!

Alex Faria
Elevo meus olhos para os montes... 
Do antigo e do novo testamento...
.
Montes sinais
Wolô


Quando estou só no fundo do meu vale
E o meu olhar se arrasta pelo chão
Meu suspirar de quase nada vale
E o meu querer e força nada são

Mas ao erguer os olhos para os montes
Quem os criou e os mantém de pé
Me eleva além dos horizontes
A uma vida erguida sobre a fé

Quando estou só no fundo do meu poço
Frio vazio, culpas, decepção;
Canções em dó é tudo o que eu ouço
E seu refrão é simplesmente Não!

Mas ao erguer os olhos para o monte
Onde o Senhor Jesus se deu por mim
Seu perdão aponta para a fonte
Da vida nova erguida sobre o Sim!

Quando estou só no fundo dos meus medos
De perdas, mortes, dores, solidão,
Dos dias maus sumindo entre os dedos,
O que plantei parece tudo em vão

Mas ao erguer o olhar pras Oliveiras
De onde ascendeu Jesus, nosso Senhor,
Sinto paz, vitória derradeira
Da vida eterna erguida sobre o Amor.

Wolô BW Borus  vive em São Paulo. É formado em Engenharia Aeroespacial. É professor, escritor, poeta, compositor e cantor. É autor do Livro: "Poesia com Vida" da Editora Reflexão.


Olhar, voz, semblante 


Wolo WB Borus 

Num mundo enquadrado e imposto
De máscaras mil de disfarce
É tão precioso encontrar-se
O olhar transparente num rosto

Em tempos de digo, não digo;
De fala ensaiada e vazia
É doce escutar a poesia
De lábios honestos e amigos

Num clima de gestos tão duros
Distantes, mesquinhos, pequenos;
É terno um semblante sereno
Que vem de um espírito puro

Que tal desejar doravante
A luz de um olhar transparente
E a voz que expressa o que sente
Num insofismável semblante?






Wolo WB Borus  vive em São Paulo. É cristão. É formado em Engenharia Aeroespacial. É professor, escritor, poeta, compositor e cantor. Wolo é autor do livro: "Poesia com Vida" da Editora Reflexão.
Apenas um abraço!

Às vezes, temos uma imensa vontade de ganhar um simples abraço...
 que possa lembrar o que devemos esquecer,
e não esquecer das coisas que deveríamos lembrar,
 dentro da complexidade desse louco mundo.
 Reorganizar os nossos pensamentos, modificar nossas atitudes, 
renovar o nosso amor, restaurar nossas vidas, 
reparar erros, meditar, meditar e meditar. 
Apenas um simples e singelo abraço...
 para desencadear tudo que é pertinente a nós, 
seres pra lá de imperfeitos, insatisfeitos, reeleitos de pobres a nobres, 
mas, tão miseráveis, egocêntricos e que se perdem quando "se acham". 
Seres que vivem para multiplicar seu ego... seu umbigo.
 É bom cairmos na realidade,
 e olharmos com olhar crítico para o espelho que esta à nossa frente, 
 refletindo o que nós gostaríamos de ser... só imagem... só casca! 
Somos essa fantasia de nós mesmos,
adornada com brilho natural, da mesma purpurina dos carnavais.
 Somos de todo irreal, quase um mito, uma lenda, 
cheios de perplexidade para quem olha, 
cheios de complexidade para quem vê, 
e totalmente vazios para quem sente.

 Só um abraço!... um abraço bem apertado, 
um abraço que fala, que ouve, que entende.
 O abraço que chora e ri
 e consola na dor da vergonha, do arrependimento.
O abraço maior que dos pais, 
mais intenso do que de um amigo,
mais verdadeiro do que o de um amor prometidamente eterno... 
abraço! 
Esse que eu quero... preciso...
por favor!
 Alguém se habilita? 
Obrigado, Deus! 
Eu sabia que podia contar com o seu .





Alex Faria é carioca, casado com Josy Cristina e tem 3 filhos.
Ama a Deus e tudo que Ele criou.
Das coisas que Deus criou, há três que ele é apaixonado:
sua família, a natureza e a música.
Alex é compositor, 
e tem um projeto de um documentário musical cristão em DVD... 
um sonho que começa a se desenhar. 
Alex Faria escreve Artigos, Crônicas e poesias. Você o encontra no Facebook.
Esse é meu marido, que amo! (Josy)
Coisa linda esta poesia do meu amigo-poeta Manoel Veridiano:

A Minha Vida É Uma Estação




Apesar de passar pela primavera 
Confesso que nem sempre são flores 

Apesar de passar pelo verão 
Nem sempre está tão quente 

Apesar de passar pelo outono 
Nem sempre vi o declínio 

Apesar de passar pelo inverno 
Às vezes o frio me faz bem 

Não tem como a minha vida não ser uma estação 

A vida e a estação andam ali 
Eu também 

A minha vida é uma estação 
Eu vivo nela 

Na verdade, primavera,  verão,  outono e inverno 
É uma grande estação dividida em quatro 

A vida é uma estação dividida 
Em muito mais de quatro estações 

Há a estação do abandono 
Há a estação da enfermidade 

Há a estação da tristeza
Há a estação da alegria 

Há a estação tentação
Há estação em que estamos mais fortes 

Há a estação do silêncio
Há a estação do caminho 

Há estação da perda 
Há estação da vinda 

São muitos pedaços de estações 
A estação existe 

Todavia, há uma estação que engloba tudo: 
Essa não pode faltar 

Seja qual for a estação que estamos passando 
A maior e melhor de todas é o amor ...

A minha vida é uma estação... 
Que seja uma estação de amar !


Manoel Veridiano vive em São Paulo, é casado com Paty e é pai da linda Sofia e também do Gabriel Lincoln, que hoje está na Eternidade com o Pai Celeste.
Manoel ama ler, e escreve  poesias.
Você pode encontrar suas poesias em seu Blog: Significar.








"Poeta, não é somente o que escreve.
É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso."
Cora Coralina
Fuga para a vida 
De Manoel Veridiano


E correu para a montanha 
Porque não havia ninguém para ouvi-lo 
Sentia-se desgraçado 
Mal sabia que graça é maior que a desgraça 
Um sussurrar 
Eu te escuto 
Eu te ouço 
Eu te entendo 
Eu te consolo
Eu te ajudo 
Desça da montanha para a vida 
A montanha é a vida

Espírito Santo
A Síndrome de Vaga-lume

Um bichinho que me fascina é o vaga-lume. Desde cedo que esse insetinho me deixa boquiaberto… ele tem luz própria!!! Quando eu era criança pensava que ele tinha algum motorzinho, bateria, sei lá… algo desse tipo. Não sou expert no assunto, portanto não vou explicar o que ocorre para que o vaga-lume ou pirilampo, como também é conhecido, emita sua luz fosforescente. Não é essa a minha intenção hoje. Não vou escrever um texto científico, seria uma catástrofe, conheço minhas limitações.
O que quero pensar é sobre pessoas que se sentem vaga-lumes, ou seja, pessoas que pensam ter luz própria. Nesses dias em que escritores como Paulo Coelho, Lair Ribeiro e outros fazem tanto sucesso com idéias desse tipo, quero partir na contra-cultura, ou como diria John Stott (ou Francis Schaeffer, não me lembro agora), na contra-cultura cristã.

Não é uma crítica à pessoas, mas um alerta. Muitas vezes somos tentados a pensar que temos luz própria, e o resultado é sempre desesperador. Eu mesmo já caí várias vezes nessa tentação, e como fui tolo!! Hoje vigio a cada instante para que não caia. Pensar que nosso conhecimento, ou capacidades dadas por Deus são um fim em si mesmas é terrível. A Palavra nos diz que “a soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda.” (Pv 16.18)

Vaga-lumes são lindos, mas gostam do escuro. E andar no escuro é sempre perigoso. Lembro-me de uma vez em que fui subir a Pedra do Sino (Montanha mais alta da Serra dos Órgãos, em Teresópolis-RJ) e destaquei-me do grupo com mais dois amigos para "chegar mais rápido ao topo". Como estávamos sem lanterna, confiando somente na luz do luar, erramos o caminho. Ainda escuro, pensávamos ter alcançado o topo, quando, depois de um tempo, olhamos bem acima de nós algumas luzes… hehe, estávamos enganados, e o grupo do qual nos destacamos chegou primeiro ao topo. O pior vem agora, pois quando percebemos isso disparamos para encontrar a turma que já estava lá. Como era um caminho desconhecido, saímos pulando por várias pedras, sem ter a noção exata do que fazíamos. Chegamos lá, dormimos, e no dia seguinte, por curiosidade, resolvemos ver por onde realmente tínhamos andado. Foi tenebroso perceber que pulamos precipícios sem saber… isso mesmo, precipícios!! Pulamos de uma pedra para outra onde não havia “fundo”, ou seja, se tivéssemos escorregado ali, certamente vocês não estariam lendo este texto agora…

O grande problema foi pensar que tínhamos luz própria, que poderíamos andar sem a ajuda de uma lanterna, uma luz que nos indicasse o caminho. O conceito bíblico de depravação total nos mostra isso… não temos luz em nós mesmos e … “caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mt 6.23). “Pois outrora, éreis trevas, porém agora, sois luz NO SENHOR; andai como filhos da luz…” (Ef 5.8)

O querer ter luz própria é uma das maiores tentações dos nossos dias. Cristãos sinceros têm sido iludidos com essa idéia. Somos filhos da luz, mas não somos a fonte de luz. Muitos interpretam o “vós sois a luz do mundo” como se quisesse dizer que possuímos em nós mesmos luz suficiente para iluminar o mundo. Não!!! Não temos!!! Brilharemos como reflexo daquele que é verdadeiramente a Luz do mundo, aquele em quem não há treva alguma, em quem não há nem sombra de variação ou mudança.

Muitas vezes, como já disse, nossos talentos ou capacidade nos fazem pensar que somos “muito importantes” ou até mesmo “imprescindíveis” na obra de Deus. Engano! Deus é Deus e não divide sua glória com ninguém. Querer tomar para si a glória que pertence somente a Deus é tolice, é coisa de criança. Não vale a pena ser pego lutando contra Deus, sairemos perdendo sempre…

Não permitamos então, irmãos, que sejamos apanhados com a síndrome de vaga-lume, a idéia de luz própria não condiz com as Escrituras. Vaga-lumes são vaga-lumes, homens são homens. Na queiramos ser assim, gente que quer brilhar sozinha, com luz própria, negando assim a fonte de luz que é o Deus todo poderoso. Brilhemos sim, mas como espelhos, e espelhos limpos, “e assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossa boas obras E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NO CÉU!!” (Mt 5.16)

Esse é o verdadeiro objetivo do nosso brilhar, a glorificação de Deus!!!

Glórias, pois, a Ele!!

No amor do Mestre,

José Barbosa Junior

(Do site: Ultimato)

Mensageiro
João Alexandre

Só Deus sabe de onde vem esse instante 
Em que a alma voa assim distante
E o pensamento se transforma em viajante, oração.

Não devo me esquecer sou um mero mensageiro.
A voz e o violão, as armas de um guerreiro
E traz sobre seus ombros o peso verdadeiro, da canção.

Quem canta sobre as coisas lá do céu não deve desviar
Quem faz da sua voz, a voz de Deus tem que sempre vigiar.
Quem traz dentro de si o Caminho, a Verdade e a Vida não se vende,
Abre mão de todo brilho e toda glória deste mundo.

Que Deus transforme o meu viver em poesia
Que as rimas de sua graça sejam meu dia-a-dia...
E celebrar canções de verdade e alegria, frutos bons.

E peço ao meu Senhor de maneira incessante...
A Ele, o meu auxilio e refúgio presente:
Que minha vida seja um exemplo constante em suas mãos.

Quem canta sobre as coisas lá do céu não deve desviar.
Quem faz da sua voz a voz de Deus tem que sempre vigiar.
Quem traz dentro de si o Caminho, a Verdade e a Vida não se vende
Abre mão de todo brilho e toda glória deste mundo.

Quem traz dentro de si o Caminho, a Verdade e a Vida não se prende
Ao falso brilho e nem a glória passageira desse mundo.
Só Deus sabe de onde vem esse instante.













JOÃO ALEXANDRE - MENSAGEIRO

Quem é que tu dizes que sou? (Mt. 16:15)


"Porque aquele que vem do alto está acima de todos. Ele é a coroa do universo, o cumprimento das profecias. O SALVADOR DO MUNDO.

Para o artista: ELE é o apogeu da beleza;
Para o arquiteto: ELE é a pedra fundamental;
Para o astrônomo: ELE é a estrela da manhã;
Para o astrólogo: ELE é sol da justiça;
Para o padeiro: ELE é o pão da vida;
Para o carpinteiro: ELE é árvore da vida;
Para o biólogo: ELE é a própria vida;
Para o peregrino: ELE é o caminho;
Para o estrangeiro: ELE é a porta;
Para o médico: ELE é o Bálsamo;
Para o Educador: ELE é o MESTRE;
Para a Pedagogia: ELE é o Alpha e o Ômega;
Para a Matemática: ELE é o primeiro e o último;
Para o Geólogo: ELE é a rocha eterna;
Para o escritor: ELE é a palavra viva;
Para o poeta: ELE é a mais bela poesia;
Para o músico: ELE é a mais linda canção;
Para o fazendeiro: ELE é o semeador;
Para o floricultor: ELE é a rosa de Saron, o Lírio dos vales;
Para o juiz: ELE é a lei;
Para o advogado: ELE é a Testemunha fiel;
Para o jornalista: ELE é as Boas Novas;
Para o filosofo: ELE é a sabedoria;
Para o pregador: ELE é a Palavra de Deus;
Para o estadista: ELE é o desejo das nações;
Para o trabalhador: ELE é o descanso;
Para o sedento: ELE é a água da vida;
Para o pecador: ELE é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; 
Para o soldado: ELE é o comandante;
Para o cristão: ELE É O CRISTO, FILHO DE DEUS;
Porque ELE é o Rei dos judeus, Rei de Israel, Rei da Justiça, Rei da Terra e do Céu, Rei da Gloria, Rei dos reis, o seu amor é sem limites. 
ELE é eternamente forte, totalmente sincero, eternamente firme, imortalmente gracioso, imperialmente poderoso, imparcialmente misericordioso.
ELE é o maior fenômeno que atravessou o horizonte neste mundo. 
ELE é a peça central de qualquer civilização. 
ELE é inigualável, incomparável.
A ideia mais elevada da literatura. A maior personalidade da filosofia. A doutrina fundamental da Teologia.
ELE é a força dos fracos.
Se compadece dos encarcerados. ELE guarda e guia. ELE e cura os feridos, levanta os caídos, perdoa os pecados, liberta os cativos.
ELE defende os oprimidos, recebe as crianças, abençoa os jovens.
ELE estima e dignifica os idosos. ELE atende os necessitados, recompensa os diligentes, defende os injustiçados.
ELE é a chave do conhecimento, a fonte da sabedoria, a porta do livramento, é o caminho da paz, a estrada da santidade.
ELE É A PLENITUDE DA FELICIDADE.
Sua vida é incomparável, sua bondade ilimitada, sua misericórdia eterna, seu amor não tem fim.
Sua palavra é completa, sua graça é suficiente, seu reinado é justo, seu jugo é suave, seu fardo é leve. 
ELE É INDESCRITÍVEL, INCOMPREENSÍVEL, IMBATÍVEL, IRRESISTÍVEL.
Não se pode viver sem ELE.
Os fariseus não o suportaram, mas perceberam que não poderiam impedi-lo.
Pilatos não lhe pode acusar. Herodes não conseguiu o matar.
A morte não foi capaz de o dominar e o túmulo não conseguiu lhe segurar.
Por que Dele, por meio Dele e para ELE são todas s coisas.
JESUS CRISTO, Nosso Senhor."
















Quem dizes que sou?





"Ele"

Ele não fundou um Partido, mas fez a política mais humana de todas;
Ele não abriu uma creche, mas recebeu todas as crianças;
Ele não instalou uma "igreja", mas incentivou a fraternidade entre os homens;
Ele não se candidatou a um mandato público, mas sua missão foi a mais pública de todas;
Ele não se formou em medicina, mas curou a todos que vinham a Ele em humildade e fé;
Ele tão-pouco era psicólogo, mas todos que com Ele conversavam mudavam sua perspectiva sobre a vida;
Ele não pegou em armas, mas venceu a maior batalha de todas;
Ele não se cercou de conspiradores, mas fez a maior revolução de todos os tempos;
Ele viveu entre o ódio, a inveja e a guerra, mas andou pregando a misericórdia, o amor e a paz;
Ele andou em pobreza, pois a sua riqueza era ganhar todos os homens; 
Ele era o maior dos inocentes, mas deu a vida por toda a humanidade;
Ele andou aqui por pouco tempo, mas vive para todo o sempre!


G. de Araújo Lima 
é de Brasília. Ama escrever, e por isso escreve em seu Blog: G de Araujo Lima.



Eu Acredito 

Por Manoel Veridiano 

Eu acredito na esperança 
Eu acredito no Senhor , Salvador e Irmão mais velho e amigo 
Eu acredito na morte na cruz por nós 
Eu acredito que ressuscitou e foi elevado aos céus 
Que enviou seu Santo Espírito para nos ajudar 
E que um dia voltará 
Eu acredito na mensagem
Eu acredito na vinda do Reino 
Mas que o Reino já está plantado em nós 
Eu acredito na Misericórdia 
Eu acredito na Graça 
Eu acredito na fé , nessa Pessoa 
Eu acredito na oração 
Eu acredito que Ele sempre esteve presente nas minhas dores 
Mesmo que não livrou de algumas 
Eu acredito Nele 
Eu acredito 
Eu acredito que vive nos nossos corações e no próximo 
Eu acredito que peco , erro e transgrido 
Mas eu acredito que sou perdoado , suportado todos os dias 
Eu acredito na confissão 
Eu acredito que quer meu bem 
E o bem é fazer ao bem ao outro 
Eu acredito que crer é mais importante do que ter todas as respostas 
Eu acredito na Terra Prometida da vida eterna
Eu acredito que tudo isso é uma Pessoa 
Eu acredito em milagres , eu sou um 
Eu acredito em Jesus 
Eu acredito em Jesus , o Nazareno 
Eu acredito em Jesus Cristo 

Basta 


Manoel Veridiano...
Um amigo especial, que ama a Deus, ama a vida...
sua família linda e seus amigos.
Manoel é um amigo leal que ama escrever...
precisa escrever.
A força de suas palavras vem da sensibilidade de seu coração.
Help Me Lord

Ajuda me Senhor
A não desistir da oração
A não desistir de me importar com os outros
À começar pela minha família
Ajuda me Senhor
A não desistir da estrada
A não desistir da esperança no Senhor
A não julgar a minha fé em Te pelo o que acontece comigo
Ajuda me Senhor
A Te achar mais dentro de mim e no outro
A ficar mais à Teus pés
A dar mais razão ao Evangelho

Ajuda me Senhor

Manoel Veridiano


Apesar do que sou


Não entendo Teu amor, 
Pois me ama
Apesar do que eu sou.

Não alcanço a Tua graça,
Pois ela não desiste
Mesmo eu sendo pecador.

Não me é sã a Tua perseverança,
Por que sempre insiste
Face à minha descrença.

Não compreendo a tua presença a me seguir,
Pois vou por outros caminhos e sempre estou a fugir.

É-me loucura o Teu perdão,
Coisa pouca não perdôo,
E Tu, uma multidão.

A Tua mansidão me assusta,
Tens todo o poder
E mesmo assim não o usa.

Podia eu ser destruído de repente,
Mas prefere me ter vivo para sempre.

G. de Araújo Lima

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"Salmo 90 – Cantando os dias"
Rubem Amorese & Toninho Zemuner

Como a criança que canta
Uma canção de prazer,
A minh’alma vem bendizer
Tua graça santa.
A vida toda me encanta;
Lutas, trabalho ou lazer,
Mesmo a dor que ela irá trazer
Teu amor espanta.

Conto o dia que vai,
Presente do Pai
Na sua aliança;
Conto a noite também,
Descanso que vem;
Repouso e esperança.

Como a criança que conta
Coisas do dia aos seus pais,
Canto os dias que tu me dás
Pois isso é o que conta.