quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hospitalidade




Sobe a encosta e vem. Quero ser tua amiga. Não é muito cansativo. Minha pequenina casa fica no começo da montanha, além do caminho da pedra. Após este, há uma bica. Segue o trilho à sua esquerda e em 20 metros terás chegado.
Não é preciso bater. Gira a maçaneta e entra sem receio. Estás em casa. Encosta a porta novamente, por favor, o vento é sempre forte.
Senta-te e descansa. Se estiver por perto, virei logo ver-te. Se isso não acontecer, dá mais uns passos e entrarás na copa-cozinha, onde acharás a mesa posta e no fogo, o bule em banho-maria. Toma do chá, serve-te de leite, pão caseiro, creme, queijo e geleia.
Como hás de ver, tudo é simples: louças, talheres, toalhas; único luxo, o asseio, as flores e as samambaias dependuradas no alto.
Falaremos de muitas coisas: da sabedoria, poder e bondade do Criador, que nos deu um mundo tão belo...
dos queridos que já se foram...
dos bons amigos e vizinhos...
de saudade e esperança.
Cantaremos melodias antigas, repetiremos belos salmos e assistiremos ao maravilhoso pôr-do-sol.
Partirás, se quiseres e quando quiseres. E, partindo, o único presente que levarás desse remanso humilde, mas, feliz, serão lembranças que talvez guardes por muito tempo: o friozinho montanhês, o canto dos passarinhos, o murmúrio da corrente, o sabor do mel silvestre, o pão de queijo cheirando no forno...
 o calor da amizade e da paz. Oh! Aquela paz que o mundo não pode dar nem tirar.

Blanche Gomes Lício  (Mestra, poetisa e musicista)


4 comentários:

  1. Josy, muito obrigado por publicar em seu blog meu poema. A Deus toda honra e toda glória. fiquei muito feliz...!!! Agora falando do seu texto sobre hospitalidade o qual nos trás boas lembranças, "Nesta casa podemos sentir cheiro de bolo, chá e café que muito em vida precisam
    tomar, bom para o corpo para a alma também
    e com biscoito a conversa vai bem! lembranças
    de hospitalidade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, seu comentário veio repetido, por isso exclui. A hospitalidade é realmente algo lindo. Que possamos ser hospitaleiros e verdadeiros amigos com quem passar em nosso caminho e desejar nossa amizade.
      Quanto aos seus textos maravilhosos, vou sempre publicar aqui, se você assim permitir. Para mim é uma honra. Um grande abraço, meu irmão! A Paz de Cristo!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.