"Perdoa-nos os nossos pecados, pois perdoamos a todo o que nos deve. E não nos deixe cair em tentação." Lucas 11.4
Por: Susana Faria
Existe alguma mulher que não tenha, em algum momento, limpado completamente sua casa? Por que é necessário, afinal, fazer a "faxina da primavera"? Porque dia após dia, pequeninas porções de sujeira e pó se acumulam. São essas partículas de pó que são deixadas para trás na limpeza diária.
Uma casa nova, é geralmente, uma casa limpa. É lustrosa e brilhante. Tem até cheiro de limpeza. Mas, quando nos mudamos, partículas de sujeira e pó entram conosco. Toda vez que saímos que saímos e retornamos, trazemos um pouco mais de pó. Por fim, é necessária uma boa "faxina de primavera". Não podemos escapar dessa necessidade de limpeza.
A mesma coisa é verdade em nossos relacionamentos. É importante fazer a limpeza da primavera, de tempos em tempos. Ao longo dos anos, todos acumulamos atitudes, palavras, encontros com pais, marido, amigos e parentes - coisas arquivadas nas pastas da nossa mente. É claro que temos muitas lembranças positivas e alegres. É bom conservar e rever esses arquivos de tempos em tempos. Há fontes de alegria e contentamento. Mas, também podem estar lá coisas más e dolorosas, que servem apenas para ocupar espaço. Situações nas quais a mente criou um registro negativo e o arquivou na memória.
Então, limpar a casa e o coração está de acordo com as normas. Talvez, porém, você esteja pensando: Não tenho nada para perdoar. Não tenho nada contra ninguém. Mas, toda vez que alguém o magoa com palavras, gestos, olhares ou qualquer outro ato que cause raiva ou dor, esses eventos são arquivados na mente. É hora de uma boa limpeza mental de primavera.
Esse tipo de faxina se faz através do perdão - perdão genuíno, de todo o coração. O perdão queima todos os registros arquivados contra os ofensores . Depois disso, a casa pode ficar impecavelmente limpa e aprazível. Tenho certeza de que você notará a diferença em seu coração e mente, depois de perdoar.
Hoje, se você precisa perdoar alguém, não hesite. Quanto mais perdoar - fizer a faxina da primavera - tanto mais perto chegará do estado dos seres humanos quando criados por Deus: belos, maravilhosos. Quem não gostaria desse resultado?
Susana Faria mora no Brasil. Gosta de dedicar seu tempo ao departamento infantil de sua igreja. É casada com Marco Faria há 23 anos e o casal tem dois filhos: Marco, 22 anos, e Jorge, 20. Susana trabalhou num hospital por 21 anos. Gosta de ler, bordar e caminhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.