domingo, 11 de outubro de 2015

Tuxie

"Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí."
 Jeremias 31:3



 *Elizabeth Versteegh 

Ele vestia terno preto, colarinho branco e luvas. Foi membro da família por cerca de metade do tempo em que nossos filhos viveram conosco. Com tristeza, nós o levamos ao descanso neste verão. Quando criança, eu amava meus bichos de estimação, especialmente aqueles que se enroscavam comigo. Como adulta, alimento, protejo, limpo e pago suas contas médicas. Seu amor consistia em me seguir por toda parte.Os abraços eram breves. O amor era do seu jeito, pois ele se torcia e remexia até que eu o soltasse. Muitas vezes, eu me perguntei por que nos conformávamos com sua atitude egocêntrica. O relacionamento de Tuxie comigo refletia meu relacionamento com Deus. Ele nos criou, nos ama e supre nossas necessidades de ar, água, alimento, boa saúde, vestuário, abrigo e transporte. Supre até muitos de nossos desejos: carros, computadores, roupas bonitas, torta com sorvete e férias. Ele vibra ao nos conceder boas dádivas. Deseja abraçar-nos e comunicar-se conosco, o que nos leva a uma adoração sincera, amor e alegre obediência. Mas com quanta frequência agimos como Tuxie, seguindo-O a distância e não lhe entregando o coração por inteiro? Agimos de maneira esquiva até que a porta se feche, e então ficamos irrequietos para entrar, contorcendo-nos até conseguir o que queremos? Dizemos que amamos a Deus, mas, como Tuxie, é do nosso jeito, e esperamos que isso não afete nosso relacionamento com Ele. Decidimos nossa maneira de viver, estabelecemos nossas normas e esquecemo-nos de perguntar o que Ele gostaria que fizéssemos ou de que modo. Vamos a Ele com uma lista de necessidades e desejos, e vamos direto ao ponto de pedir que Ele consiga para nós um bom negócio ou nos guarde enquanto corremos para conquistar o mundo. Deus nos fez perfeitos, bonitos e inteligentes. Jesus deixou o Céu por 33 anos para amar-nos e mostrar-nos como corresponder a esse amor. Somos as criaturas; dependemos do cuidado de Deus quanto à sobrevivência. Todavia, assim como Tuxie, é difícil que alguém nos ame incondicionalmente (mesmo com nossos defeitos). A despeito disso, Ele promete atrair-nos com benignidade e amor eterno! 
Nós amávamos o gato que Deus colocou em nossa vida, e eu agradeço o fato de Ele ter usado esse relacionamento para me mostrar Seu amor incondicional. Hoje quero ser mais amável. 

*Elizabeth Versteegh, é da Colúmbia Britânica, no Canadá.Tem três filhos adultos. Administra a empresa familiar de limpeza de chaminés desde 1985. Ama viajar.




quarta-feira, 17 de junho de 2015




"Você vai ficar por quanto tempo? Preparo um café ou preparo a minha vida?"
 Clarice Falcão 

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Na Varanda


Aqui, na varanda da minha alma, vejo nuvens brincando ao redor do sol...
vejo crianças brincando no jardim...
e flores beijadas por colibris.
Tudo é paz e encantamento!
Não há medo, dor ou a escuridão do interior mais profundo da casa.
Aqui, há flores, aromas, cores e amores!
Aqui... recebo amigos queridos pra um bom papo assentados em confortáveis cadeiras. Sorrisos sinceros, olhares ternos, lembranças de bons tempos...
gargalhadas gostosas... brindes à verdade da amizade e do amor!
Os amigos têm liberdade para adentrar à casa. Lá são acolhidos alegremente.
A casa é iluminada... aberta a todos de bom coração e a tudo o que é sensível e belo!
É verdade que há recantos da casa que são um pouco sombrios...
Também há cômodos em que só entram os amigos mais íntimos.
Ah... há ainda aquele quarto secreto e oculto... 
em que somente o amigo especial tem permissão para entrar.
Mas é na varanda, onde o ar é mais fresco e o cenário é deslumbrante, que gostamos de nos reunir. Ouvir, falar, rir e cantar juntos. Alguém fica deitado confortavelmente na rede... outros assentam-se ao redor da mesa posta ao ar livre.
Aqui... há flores, aromas, cores e sabores.
Mas, para além da cerca e dos muros, vejo a cidade...
a grande cidade cheia de agitação, poluição, egoísmo... maldade.
Barulho de sirenes, máquinas modernas, frieza e descaso.
Solidão... mesmo em meio à multidão.
Expressões sérias ou tristes e corpos cansados da luta da vida.
Volto os olhos para o jardim. E me sinto renovada.
Aqui... na varanda da minha alma quero acolher os amigos,
quero ouvir boas palavras, quero abraçar, quero contemplar a beleza do pôr do sol...
e desfrutar de pequenos gestos de carinho,
mas que se transformam em momentos inesquecíveis!

Josy




“Quero brincar, meus amigos
de ver beleza nas coisas.”
[Hilda Hilst]









“A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens." C.S. Lewis (Surpreendido pela alegria).




"Não se esqueça de que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade." Mario Quintana



O homem bom faz bem aos seus animais. Provérbios 12:10


Poesia!



Simplicidade!



Amor!



Amor!


O Beijo (Le Baiser, 1888-1889) de Auguste Rodin



"Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo"



O Tempo deixa perguntas, mostra respostas, esclarece dúvidas, 
mas, acima de tudo, o tempo traz verdades.


Dinâmico e moroso!


Um inimigo silencioso e impiedoso! Nos rouba, nos enfraquece nos derrota! É paciente e torturador do corpo, da alma e do espírito.
Passa lento pelas dores, pressões e depressões da vida; ataca sua autoestima! Caminha rápido...! Segue veloz pelas alegrias, e nos faz sucumbir na nostalgia, que é a anestesia da fadiga. Deixa marcas, deixa devaneios, deixa as esperanças morrerem! Essa é a sua face mais cruel.
Mas se souber domá-lo, pode ser o consolo, o aprendizado, o crescimento, o sonho possível, o desejo realizável, o prazer da luta! A vitória a longos passos, a maturidade, a beleza interior, a satisfação!
Pode ser o amor alcançado, a reciprocidade da paixão, a amizade firmada, a descoberta de um potencial, a revelação de um dom, a cura!
Refiro-me ao tempo, herói ou vilão? Salvador ou algoz? Sua prisão ou sua liberdade?! Tudo uma questão de tempo, de como você o trata, o vê, o utiliza! Não perca tempo! Fuja a tempo, do tempo perdido, e capture o seu tempo, o tempo de ser ainda tudo possível!
Alex Faria



"Se não tivermos e não procurarmos a paz em nossa casa, não a encontraremos na alheia". - Santa Teresa



"A verdadeira alegria que se vive na família não é algo de superficial, não provém das coisas, das circunstâncias mais ou menos favoráveis. A verdadeira alegria provém da harmonia profunda que reina entre as pessoas, aquela alegria que todos sentem no fundo do seu coração e que os faz viver a beleza de estarem juntos, ajudarem-se mutuamente no caminho da vida. Mas na base deste sentimento de alegria profunda está a presença de Deus na família com o seu amor misericordioso. Só Deus sabe criar a harmonia das diferenças". Papa Francisco.





"Trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser, e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser. " Goethe

Reflexão...


Em nosso relacionamento diário com os outros, precisamos nos lembrar de que ninguém é perfeito. Todos possuímos traços indesejáveis, bem como pontos fortes. Quando nos demoramos no que há de bom nas pessoas, construímos não só o que é positivo dentro delas, mas o que há de bom em nós mesmos. 

Um pouco mais de brandura,
Um pouco menos de opinião.
Um pouco mais de dar,
Um pouco menos de ambição.
Um pouco mais de nós,
Um pouco menos de mim.
Um pouco mais de riso,
Um pouco menos de choro.
Um pouco mais de flores
Para o fardo da vida aliviar
E menos delas nos sepulcros
Quando a lida terminar.



Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças. James Fredericks




Quando os homens viram os olhos do poeta,
Acharam em sua luz a luz do próprio olhar
E no seu sonho o próprio sonho refletido.
No ritmo de seu verso, então, reconheceram
A canção que cantariam, se soubessem cantar. 
Helena Kolody (1912-2004)




"A formação da inteligência se dá em dois planos simultâneos: o propriamente INTELECTUAL, ou cognitivo, e o ESPIRITUAL, ou inspiracional. O que você sabe depende de quem você quer ser; o modelo do que você pode ser depende do que você sabe. A ligação entre os dois planos é ignorada pelo ensino atual porque ele nem mesmo entende que existe uma dimensão espiritual, embora às vezes fale dela, até demais, confundindo-a com o simples culto religioso, com a moral ou com a psicologia."
Olavo de Carvalho in 'Pela restauração intelectual do Brasil'

Carl Vilhelm Holsoe (1863-1935)




"O instante é a continuidade do tempo, pois une o tempo passado ao tempo futuro."
Aristóteles




A maioria dos homens
Não entendem as mulheres
Pois estão mais familiarizados
Com os manuais de instruções
Do que com a POESIA.




...os olhos já não podem ver...
coisas que só o coração...
pode entender...

Tom Jobim



Sabe o que eu quero de verdade?
Jamais perder a sensibilidade...
mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma...
porque sem ela não poderia sentir a mim mesma...
Clarice Lispector



Conviver com as diferenças...
pode ser o caminho para ser mais feliz...




"O faminto precisa de pão, o desabrigado de moradia, o injustiçado de direito, o isolado de comunhão, o indisciplinado de ordem, o escravo de liberdade. Deixar o faminto com sua fome, alegando que na miséria o irmão estaria mais perto de Deus, seria blasfemar contra Deus e o próximo. Por causa do amor de Cristo, que tanto vale para o faminto como para mim, repartimos o pão com ele, compartilhamos o teto. Se o faminto não chegar à fé, a culpa recai sobre aqueles que negaram o pão. Providenciar pão para o faminto é preparação para a vinda da graça".
Dietrich BONHOEFFER. Ética. 9. Ed. São Leopoldo, RS: Sinodal/EST, 2009 p. 83

O Anjo




Ele não é um ser alado ou mítico, 
antes é feito de afetos, carne, ossos e sangue;
Ele está onde nosso amor fracassa,
fazendo-nos repensar nosso egoísmo...

As suas asas são suas mãos estendidas,
para a nossa generosidade esquecida;
Nós é que libertos voamos mansamente,
com as asas dessa bondade experimentada....

Eles nascem quando a bondade floresce 
na alma humana transformada pela generosidade;
Estão entre nós o tempo todo sem que o saibamos,
nos auxiliando no silêncio de sua terna simplicidade...

Permitas tu ser um anjo real e verdadeiro
para os pobres que te imploram auxílio;
Deixe nascer em tuas costas as faces da bondade,
pois elas são as asas que te farão voar, amar...

Professor Washington de A. Neto





"Tudo o que é significativo fica na gente em algum lugar. Geralmente são as experiências mais simples, mais conectadas ao dia a dia, os gestos cotidianos que nos tocam. Por exemplo: Um homem passa por sua experiência mais marcante enquanto está internado em uma UTI. Ele sente dor, medo, não sabe o que será. Quando deixar o leito não será o barulho dos aparelhos, nem as picadas da injeção. Ele vai se lembrar do cuidado da esposa que o visitava com ternura, a palavra amiga de um enfermeiro que apareceu no meio da madrugada, o cheiro do café que veio lá de baixo, um pensamento qualquer capturado enquanto tentava dormir. São gestos simples que nos tocam e, se estivermos atentos, sussurrarão os significados de cada experiência." (Flávio Siqueira)

Jóias de Deus!






Arte de Deus!








"Se cada batida do meu coração é Deus dizendo que me ama, que cada piscada seja eu dizendo que vivo por Ele." Fábio Augusto




E vou aprendendo a agradecer, por toda grandeza que Deus tem realizado em minha vida, e até pelos detalhes mais simples, que por vezes, meus olhos distraídos e cansados, não conseguem ver.




"Sim! Eu acredito que um bom papo com um bom amigo pode curar muitas dores. O acolhimento é um tipo de terapia!" Paulo Bregantin, Psicanalista





"A felicidade tem sim um custo. O custo de dividir com outros, pois a melhor felicidade é aquela que podemos dividir." Paulo Bregantin, Psicanalista



Reflexão...


Posso viver em paz sozinho, porém viver em paz com os outros é muito mais gostoso.
Posso ser rico sozinho, porém ser rico com os outros é muito mais gostoso.
Posso conquistar muitas coisas sozinho, porém conquistar coisas com os outros é muito mais gostoso.
Posso ser feliz sozinho, porém, ser feliz com os outros é muito mais gostoso.
A vida são possibilidades. Para cada objetivo podem existir várias possibilidades.

Exercícios para se viver mais e melhor! - São exercícios e não regras, ok?!

1- Mude as formas de "como" fazer nos relacionamentos.
2- Perceba sempre as possibilidades antes de tentar as soluções dos problemas.
3- Tenha paciência consigo mesmo e com os outros nas situações mais delicadas.
4- Perceba com um pouquinho de antecedência uma situação perigosa....

Claro! Isso que escrevi não são ações fáceis, mas se treinarmos poderemos viver mais e melhor.
Ninguém é feliz sozinho o tempo todo. Por "um tempo", creio que sim. Mas a vida é mais que "um tempo"
A maioria dos livramentos que temos durante o dia acontecem em uma esfera que nem imaginamos.
Sim! Somos seres além do que vemos, ouvimos e sentimos.
Buscar o intra relacionamento é mergulhar na alma. E, é nela (na alma) onde as principais batalhas existem!
Continue a busca, creia, perceba e viva intensamente.
Uma cicatriz não é "mais" um machucado, foi um machucado.

Paulo Bregantin (Psicanalista)



Você provou o café e percebeu um gosto estranho, mas o problema não estava dentro da xícara, estava dentro de você mesmo. Nem o mais doce mel resolveria o seu problema.

Repare como os seus olhos mudaram e, constantemente, procuram beijar o chão. Não se sabe mais se você tem dormido mal porque é amargo, ou se é amargo porque tem dormido mal.

Repare no seu sorriso sem graça, de lábios semicerrados. Nem a melhor piada resolveria o seu problema. Você até já se esqueceu do som da própria risada.

Repare na sua lista de músicas reproduzidas recentemente. Nem o rock mais pesado resolveria o seu problema. Os ouvidos da alma é que estão doentes.

Olhar a vida de um jeito doce ajudaria a resolver os seus problemas.

Mais açúcar, por favor!






Outras poesias, reflexões e resenhas de Ygo Maia, você encontra em:


sábado, 4 de abril de 2015

E se...


E se eu desistir de lutar
E me entregar ao sofrimento
Viver os meus dias a chorar
Remoer esse tormento

E se o barco afundar comigo
As águas rirão da minha fraqueza
Não recuso um ombro amigo
Ai de mim, na correnteza

E se todos cansarem de mim
Não haverá choque maior
E se continuar assim...
Sozinho, será ainda pior

E se eu aproveitar o sol lá fora
Para acabar de vez com essa dor
Vou erguer a cabeça agora
E voltar a sorrir sem pudor

Ygo Maia


Outras poesias, reflexões e resenhas de Ygo Maia, você encontra em: 


terça-feira, 17 de março de 2015




Se você está na chuva, é para se molhar mesmo! 
É para sentir de fato, para viver de verdade, para existir sem qualquer entrave...
É triste estar sempre pela metade...
Molhando só o pé, receoso de tudo.
É lamentável ser incapaz de se entregar...
É pura perda de tempo passar apressado pelos dias...
Com uma sede de fim, uma impaciência, um desassossego que te impede de saborear as horas...
Está na chuva?
Pois se molhe, se purifique, sinta-se ungir por inteiro, seja um, com ela...
E com tudo que realmente importe!
Um consigo mesmo...
Pois há tantos desconectados até de si...
Um, com seus afetos...
Um, com a terra, e tudo que dela brota...
Um, com o universo!
Está na chuva?
Pois a bendiga...e a desfrute...e a respeite!
Pois assim, receberás o mesmo.
É agraciado e pleno...
Todo aquele que está disposto a encontrar graça no simples.
Todo aquele que compreende e deseja...
A ventura de banhar-se por inteiro...
De vida!~

Gi Stadnicki

Poemas




Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…

Mário Quintana

quinta-feira, 12 de março de 2015

Pare um pouco...


Parar. Refletir. Meditar. Pensar em coisas boas. 
Em busca do urgente, muitas vezes nos esquecemos do que verdadeiramente é importante. 
Trabalho, estudo, cursos, pós aqui e MBA ali, mestrado cá e doutorado acolá. Aula disso e aula daquilo. Capacitação. Aula de natação. Jornal matutino, telejornal vespertino, rádio para saber como está o trânsito, revista semanal para formar opinião política. E a vida segue.
São tantas as coisas que temos de fazer, tantos os compromissos, celular para atender, e-mail para responder, face para atualizar e ideias para (re) tuitar. E la nave va. Já é tarde, precisamos dormir; já é cedo, temos que acordar. Café ligeiro e almoço rápido, ceia às vezes. Quando dá. E se dá, deu! Se não, paciência, o urgente é que é quente; o chefe sempre tem que estar contente.
Cartão para pagar, aluguel vencendo, carnê do carro financiado, lojas isso, lojas aquilo, débito automático; imposto até o mês de maio. Tudo programático. No meio do ano passamos a existir, mas logo chega dezembro. Aí, o Papai Noel toma tudo o que é nosso. O pagamento? Em 12 vezes com juros, agora abaixo dos dois dígitos.
Meus filhos cresceram, meus anéis envelheceram. Minha esposa já não é a moça de outrora. Tenho dores a toda hora. E o tempo passa.
Alguns de nós só nos damos conta de que praticamente tudo já passou, aos 47 do segundo tempo. Ainda há tempo? Bem, se o juiz for legal, pode ser que haja preciosos minutos. Mas, certamente, muito pouco para decidir uma partida. E se a vida, assim como uma partida, é medida em tempo, para alguns mais e para outros menos, é hora refletir se estamos aproveitando o nosso tempo da forma mais proveitosa.

Que tempo dedicamos à família, ao descanso de qualidade, aos verdadeiros amigos, aos filhos e ao cônjuge de forma personalizada? Que tempo gastamos para refletir e meditar? Quanto valor damos aos anseios da nossa alma? [...]

Texto de Márcio Basso
***



* Procure ter momentos de qualidade reflexiva e espiritual. 

- Pare tudo. Acalme-se. Relaxe.

- Ore.

- Leia a Bíblia.

- Medite. 






“Cuide muito bem de seu tempo livre. Esses momentos são como diamantes não lapidados. Despreze-os, e seu valor nunca será conhecido. Melhore-os, e eles se tornarão as mais brilhantes jóias de uma vida útil”.
Ralph Waldo Emerson 

Algum dia...





Ouço muita gente dizendo: como a vida está corrida! A vida voa! Já estamos no mês de março! Nossa como voou!

Eu também percebo que a vida está voando, que não sou mais um garoto e que a cada dia as responsabilidades aumentam.

Por acaso você tem dito para você mesmo: Algum dia quanto tiver tempo de sobra, vou tentar uma jornada espiritual ou então: Algum dia vou viver com intensidade para Deus. Vou até me envolver com as coisas da igreja.

Será que esse dia chegará? Quando você acordará? A decisão virá quando?

Kerry e Chris Shook escreveram que: “Deus não planejou que ficássemos simplesmente à margem de tudo, vendo a vida passar enquanto imaginamos a razão de não estarmos mais satisfeitos. Deus nos criou para assumir riscos pela fé e para vencer gigantes que nos paralisam de medo”

Tome a decisão de se arriscar mais nos relacionamentos, de encontrar tempo para momentos com Deus e momentos de qualidade com seus familiares.

Luciano “Manga”