quinta-feira, 14 de junho de 2012

Falando de Música

Uma vez ouvi uma pessoa dizer que "quem não é médico, não pode discorrer sobre Medicina e alguém que não cursou a advocacia não tem autoridade para falar de Direito, mas... leigos insistem em falar sobre música".   É verdade que Medicina e Direito são duas áreas que requerem muito estudo, assim como a música; só que com a música é diferente. A música pode ser tocada e pode tocar o mais simples e inculto indivíduo.
 Sempre digo aos meus filhos que não gosto de discorrer sobre assuntos que não domino. Mas, a música, sendo algo tão especial, merece algumas considerações, embora desconheça seus fundamentos ou seus elementos.
A música tem uma "linguagem" universal. A pessoa mais simples, de pouco estudo, ou mesmo analfabeta, pode "entender" uma música, pode senti-la e compartilhar com o próximo um pouco do benefício que obteve ao ouvi-la.
A música também tem um poder incrível. Pode ser usada para o bem e para o mal. Quando paramos para refletir sobre as diversas músicas que existem, vemos que há todo tipo de música. Música para simples entretenimento e música para profunda  reflexão. Há músicas que agregam os mais altos valores... outras incitam à violência ou à uma sexualidade leviana. Há aquela que acalma, equilibra, traz paz... harmoniza. Há outras que nos alegram, nos encorajam, nos dão esperança! Algumas enaltecem valores como amizade, amor, sinceridade, etc. Há a música que inspira, eleva... engrandece a Deus.
Esse poder que a música tem sempre me impressionou. Seu poder de transmitir e de deixar algo "impresso" em nós é algo que acontece, às vezes, sem percebermos... e acontece com todos: aqueles que entendem muito de música e aqueles que são leigos (como eu). Em minha vida, ela é fundamental... para me acalmar, quando estou estressada; para me equilibrar, quando parece estar tudo fora do lugar; para me encorajar a seguir o caminho que Deus traçou para mim. Mas, acima disso tudo, a música tem um papel enorme em minha vida porque com ela eu posso louvar, agradecer e engrandecer a Deus. Ela pode ser uma oração cantada... um louvor em forma de canção.
Ela une os corações dos homens em toda parte do mundo. Um dia, ouvi o músico violinista Jaime Jorge, que viaja pelo mundo todo, dizer: "Conheci diferentes partes do mundo e vi que a cultura dos povos, de maneira geral, divide, mas a música nos liga, nos une".
Já disse aqui no blog sobre o valor que dou à música brasileira... coisas maravilhosas, ainda são produzidas aquí no Brasil... verdadeiras pérolas feitas por gente que ama este país, sua gente e seus costumes. Músicos que executam a canção brasileira em seu melhor estilo. E qual seria o melhor estilo? Seria a bossa-nova ou o samba? O chorinho ou  o forró? A resposta é: Simplesmente música boa, música bem feita, música de qualidade. Alguém já disse: "Só existem dois tipos de música: música boa e música ruim".
Bem, mas não existe música de qualidade somente aqui  no Brasil. Nosso Deus, o autor de toda a arte, e distribuidor de todos os dons, os distribuiu por toda a terra. E graças a Ele, podemos nos deleitar com maravilhosos talentos e boa música, vindos de toda parte do mundo. Há músicos talentosos em todo o mundo, no entanto, esse dom não é para todos. Porém, uma coisa todos podem possuir: o dom de saber ouvir e a sensibilidade para reconhecer a boa música. Não é necessário entender de música ou cantar bem para se sensibilizar com ela. Parece que todos trazemos em nosso interior esse dom. Em todo coração, em toda a alma e espírito humano existe um gosto e um anseio por música. Deus nos fez assim! Ainda que não compreendamos todos os elementos da música, ela vive no coração de todos. Ela é universal!

Abaixo, vídeos de dois mestres na música: Jaime Jorge, maravilhoso violinista cubano, e, Felipe Garibaldi, um jovem músico brasileiro, talentosíssimo violonista. Há ainda um vídeo com a virtuosa cantora e compositora Laura Morena.






















*Espero que tenham gostado! 
Se gostou, deixe seu comentário!

Abraço fraternal!


Um comentário:

  1. Gostei!!! muito e muito!!!!!irmã não sou músico
    não consigo distinguir o lá do dó, mas como a irmã disse, música quando é boa fala a nossa alma,
    parabéns... tenho ouvido pelo seu blog músicas de qualidade, Repito gostei e muito!!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.