sexta-feira, 29 de junho de 2012

Não é perda de tempo afiar o machado

Alguns lenhadores decidiram fazer uma competição: quem cortava mais rapidamente uma grande pilha de lenha. A um sinal, os machados entraram em ação. Para que não houvesse perigo da lenha cortada atingir as pessoas, os lenhadores foram colocados longe um do outro.
O mais jovem deles, de físico avantajado, mas sem prática no ofício, dava golpe após golpe, sem parar. Tinha certeza de sua vitória. Algum tempo depois, sentia que seu rendimento estava declinando. Empreendia ainda mais força. Olhando para os outros lenhadores, via que eles paravam ocasionalmente e passavam algo no machado. Para ele, era sinal de cansaço. E prosseguia à sua maneira.
Ainda faltando muita lenha para cortar, ouviu, surpreso, o sinal do fim da competição. O jovem estava exausto, enquanto os mais idosos  não aparentavam estar tão cansados. Surpresa maior foi saber que um daqueles que ocasionalmente parava para mexer no machado foi o vencedor. O jovem foi falar com ele, então, perguntando-lhe o segredo:
-- Filho, não se esqueça de parar para afiar o machado.

No serviço a Deus, muitas vezes somos um jovem lenhador: disparamos a fazer coisas para Deus sem preparar-nos em oração, confiados tão-somente em nossa própria capacidade. Há muitos, ainda, que consideram perda de tempo parar as atividades para orar, pois precisam "mostrar serviço". E o resultado é que até podem conseguir algo, mas com seu próprio esforço, sem a bênção.
Não nos esqueçamos: não é perda de tempo parar para afiar o machado.

Fonte: "Em tudo, uma lição" - E.A.V.

2 comentários:

  1. Muitas vezes não paramos, corremos sem pensar, sem meditar e sem refletir em nossas atitudes.
    Não é perda de tempo quando nos preparamos
    para realizar nossas tarefas diárias e também a
    tarefa que o Senhor nós confiou, Josy o texto
    nos trás lições, forte abraço minha irmã, obrigado pela comunhão, a Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por seus comentários, irmão... e por suas palavras sempre tão gentis. Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.