domingo, 4 de setembro de 2011

A Música e Eu


A música sempre foi muito importante na minha vida. Lembro-me do rádio da minha mãe, que ficava  em cima da mesa da cozinha. Era um daqueles rádios que funcionavam à pilha e à luz. Acho que toda casa de pobre tinha (rs,rs,rs). Minha mãe fazia o almoço e a janta ouvindo seu radinho. Ela sempre ouvia a Rádio Globo AM ou Tupy Am. Mas, quando ela desligava um pouco o rádio, eu levava para o meu quarto para ouvir umas músicas enquanto fazia as lições da escola. A música nunca atrapalhou a minha concentração. Naquele tempo, as adolescentes gostavam de ouvir uma rádio que se chamava Mundial AM (pelo menos aqui no Rio). Isso já faz bastante tempo, e eu mesma nem era adolescente... era apenas uma menina com meus nove ou dez anos.
Eu tinha meus 13 anos, quando me interessei por outras rádios. Minhas colegas diziam que eram rádios de velhos, mas eu não ligava. Gostava de ouvir a Tupy, já em FM e a Rádio Jornal do Brasil FM (que naquele tempo, tocavam músicas bem suaves, músicas clássicas, músicas orquestradas e também MPB). Eu gostava de ouvir também, à tardinha, a Rádio Del Rey, que tinha um programa só com músicas dos Beatles.
Foi nesse tempo, que eu conheci Jesus, em 1981... não tinha completado ainda 14 anos. Foi numa igreja Presbiteriana, pequenina, mas, muito acolhedora. Ali, eu descobri o amor de Jesus, e amigos de verdade... pessoas simples e amorosas. Com elas, descobri uma música que não conhecia. Uma música que tocava o  coração e o espírito. Uma música que me levava pra mais perto de Deus. Naquele ano, comprei o "LP" dos Vencedores por Cristo: "De Vento em Popa" (fiquei fascinada!) . Mais tarde, comprei o "Louvor II", também dos Vencedores por Cristo (VPC); adquiri também um LP da Comunidade S8, e ganhei uma fitinha K7 (quem é do meu tempo, sabe do que estou falando rs,rs). Aquela fita k7 continha músicas do Grupo Elo e também mais músicas do VPC... foi meu primo (que tinha os LPs), quem gravou as músicas na fitinha pra mim...
E foi assim... meus primeiros contatos com a música cristã (fora os hinos tradicionais que cantávamos na igreja).  Depois me encantei com o Milad, o Logos, o Som Maior, etc. Puxa, que tempos bons! Uma música mais pura, mais simples... apesar de profunda!
Hoje, escuto outros tipos de música também. A gente vai ampliando o gosto musical... aprendendo a ouvir outros ritmos. Mas, a boa e agradável música cristã brasileira jamais saiu do meu coração.
É  uma pena que muitos que foram desse tempo a enterraram e passaram a valorizar apenas o que vem lá de fora, e o que a mídia "diz que é bom". Gente, é claro que gosto não se discute; mas, vamos questionar o que estamos ouvindo. É realmente bom? Em se tratando de música cristã, as letras são embasadas nos valores da  Palavra de Deus?
Vamos reter só o que realmente é bom (como nos ensina a palavra de Deus). Vamos rever nossos conceitos musicais... educar os ouvidos e o coração. E também aprender a ouvir mais e principalmente,  os sons da nossa terra... nosso querido Brasil! Afinal, se Deus nos fez nascer aqui, acho que deveríamos conhecer mais, amar, valorizar e cuidar das coisas desse país, inclusive a música! Pense nisso!

Abraço Fraterno,

Josy








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.