quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A leveza do Salmo 23

Já perceberam como nossos dias estão corroídos pela ansiedade, pela pressa e pela ideia de que temos plena autonomia e liberdade?
O fato é que nossos dias são de falsas expectativas. Não dá para negar quantos ganhos sociais, de dignidade humana e tecnológicos nos favorecem em pleno século 21, mas há uma ilusão no ar. Tudo que vemos hoje cria certas expectativas no coração das pessoas, que, na maioria das vezes, não são supridas. Isso gera insatisfação, ansiedade e inconformismo. Isso tudo misturado estraga o dia a dia de qualquer ser humano, tira a beleza da vida pelo que ela é, nos impede, na maioria das vezes, de ser felizes com o que é simples. A vida na sua essência é simples, mas, hoje tem se tornado complexa.
Como fugir do estresse constante, da cobrança diária, da depressão, e tantas síndromes que vêm tomando conta da vida moderna?
O salmo 23 é um verdadeiro bálsamo nesse sentido, mas temos de entendê-lo como se nós fossemos ovelhas. Animais teimosos, com o sentido de visão deficiente, animais que precisam ser conduzidos. Nós muitas vezes somos assim. Muitas vezes somos conduzidos por ideias complexas e podemos ser confundidos e pensar que somos autossuficientes e que podemos prover tudo de que precisamos por nós mesmos; mas no caminhar percebemos que isso não é real. O vazio volta, sempre surgem necessidades maiores e para as quais não temos respostas e nem como alcançá-las. O vazio se instala e não conseguimos usufruir nem do que já temos. Que triste. É como aquela pessoa que trabalha, trabalha, trabalha, conquista tantas coisas na vida e morre sem usufruir nenhuma delas. De que valeu o esforço?
Se, porém, como simples ovelhinhas, formos conduzidos pelo Pastor, nos sentiremos seguros. Saberemos para onde estamos indo, que temos condições de ir, que não seremos maltratados, que seremos plenamente alimentados ( e não falo só de alimento sólido), teremos o prazer de ser conduzidos para lugares de alegria, de simplicidade e de paz. As ovelhas que são bem cuidadas são sadias.
Sejamos ovelhas tranquilas, o salmo diz que Deus é o excelente Pastor e, nele, nada nos falta. Mesmo nas lutas que todos temos, ele nos providencia tudo para passarmos bem e continuarmos caminhando. Deus nos prepara o lugar para vivermos em plenitude e simplicidade, para realmente usufruir da vida o que ela tem de melhor para nos oferecer, principalmente, a paz  e o refrigério que desejamos ter!


Paula Bianchi Romer ( Psicóloga )






3 comentários:

  1. Querida irmã passei para observar seu texto, passei, para me alimentar das palavras,a irmã
    é muito generosa, virtudes de quem busca as palavras para ajudar aos outros, textos, pensamentos... reflexões suas ou de outros
    não importa a irmã semeia sementes do bem,
    obrigado por exister em meu viver...
    obrigado pela comunhão... Deus abençoe a irmã e
    a todos os seus, Que o Senhor continue sendo sempre o seu Pastor, Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Oh, querido, obrigada por suas palavras tão gentis. Também fico muito feliz por ter sua amizade, ainda que virtual.
    Que Deus o abençoe também e todos os seus familiares.
    "O Senhor é o nosso Pastor, e nada nos faltará!"
    Abraço fraternal!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita no nosso blog. Pode ficar a vontade josy, abração!!

    @artedechocar

    ResponderExcluir

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.