domingo, 21 de dezembro de 2014

Uma bela e profunda reflexão sobre o Natal...


"O NATAL DE JESUS"

Textos: João 3:16 e Filipenses 2:5-11.


"25 de Dezembro
O dia 25 de dezembro no mundo pagão era o dia do Sol, adorado por muitos povos como um deus. Os cristãos, de forma muito inteligente, criaram uma celebração (festa) alternativa para essa data: a encarnação do Senhor Jesus.
Embora o dia 25 de dezembro fosse uma data pagã, o Natal nunca foi uma festa pagã. O Natal foi uma alternativa ao paganismo. Assim as pessoas ao invés de celebrarem ao deus sol, celebravam a Jesus, o Deus vivo e verdadeiro que tornou-se pessoa humana e habitou entre nós.

Os símbolos do Natal

Os símbolos do Natal também nada tem a ver com paganismo. A árvore de Natal, por exemplo, um pinheiro que resiste ao frio rigoroso, neve e gelo do hemisfério norte, nada tem a ver com os carvalhos do paganismo alemão onde pessoas eram sacrificadas. A Árvore de Natal cristã está mais para a árvore da Vida do que qualquer outra coisa.

Outros símbolos: a pureza de Maria, a confiança de José, a fragilidade da criança, a generosidade do dono da estalagem que acolheu Maria e José, a fé e a honra (presentes) dos magos (estudiosos) estrangeiros, a humildade do presépio, a estrela como sinal de Deus, a alegria e o louvor dos anjos e a disponibilidade dos pastores. Mas acima de tudo a manifestação da Graça de Deus. Ele nos amou sendo nós ainda pecadores. Deus veio ao nosso encontro.
Aproveitando as oportunidades e santificando o contexto da vida.

Mesmo sabendo que o dia 25 de dezembro é uma data escolhida por conveniência e como estratégia missionária diante do paganismo, podemos fazer dele um dia oportuno para reunirmos nossa família, a igreja, ler os textos sagrados que falam da encarnação de Jesus e testemunhar ao mundo nossa fé. Não por causa da data em si, mas por causa de Jesus, do Natal, da encarnação, porque Jesus é real, porque a sua encarnação aconteceu.
Embora todo dia seja dia de amar e honrar as mães, o amigo, a criança, etc… temos dias especiais que dedicamos à mãe, ao amigo, à criança e por aí adiante. Assim como temos datas especiais para celebrar pessoas e relacionamentos especiais, é especial e inteligente termos datas para celebrar os atos salvíficos de nosso Deus: Páscoa, Pentecostes e também o Natal.

Se quisermos, o dia 25 de dezembro será um dia pagão e com apelo comercial como qualquer outro. Mas se desejarmos podemos santificar esse dia e dedicá-lo a celebrar o Natal de Jesus.

PRA PENSAR: Como podemos aproveitar o dia 25 de dezembro para reunir a família e celebrar Jesus e sua encarnação? Vamos fazê-lo um dia especial!!"
Pastor Ronan Boechat Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.