segunda-feira, 2 de abril de 2012

Davi e Jônatas

Davi e Jônatas

O registro inicial de I Samuel 18 fala da aliança de Davi com Jônatas, filho de Saul. Ali vemos que a alma de Jônatas se ligou com a alma Davi, e Jônatas o amou como a sua própria alma. Jônatas despojou-se de sua capa e a deu a Davi, bem como a armadura, a espada, o arco e o cinto. Esta aliança e união foi importante para Davi, pois Jônatas teve participações importantes para livrar Davi das mãos de seu pai. Por Davi, Jônatas estava disposto a arriscar até mesmo a sua própria vida.
Jônatas fez tudo que lhe era possível para ajudar Davi. Quando soube que seu pai estava decidido a matar Davi, Jônatas intercedeu por ele diante do pai, mostrando-lhe que Davi nada fizera para receber este tipo de tratamento. Convencido por Jônatas, Saul voltou atrás em sua decisão. Jônatas, então, novamente trouxe Davi à  presença de seu pai.

A aliança entre Jônatas e Davi

"Jônatas fez jurar a Davi de novo, pelo amor que este lhe tinha..." 1Samuel 20.17

Passado algum tempo, Saul novamente perseguiu Davi. Davi fugiu e foi a Jônatas, relatando-lhe que seu pai o perseguia e queria matá-lo. Jônatas, porém, insistiu que não era esse o coração de seu pai, pois este lhe falava tudo quanto se passava dentro dele. Desta vez, porém, Saul não falou nada a Jônatas. Davi e Jônatas, então, acertaram entre si alguns detalhes para descobrirem de fato qual era a verdadeira intenção de Saul. Ao mesmo tempo, renovaram a aliança entre eles e sua descendência. Chegando o dia determinado, estando Saul e Jônatas sentados à mesa, Jônatas apresentou-lhe o motivo de Davi não estar presente naquele momento. Acendeu-se a ira de Saul contra Jônatas por ele estar defendendo e ajudando Davi, pois para Saul, Davi era uma ameaça para a continuidade de seu reino. Saul estava preocupado em manter a sua posição e a sua monarquia, e por suas atitudes, podemos concluir que não tinha nenhum interesse pelo reino de Deus e em fazer a vontade de Deus. Suas atitudes demonstram sua imensa ambição.
O ódio de Saul chegou a tal ponto que ele tentou matar seu próprio filho Jônatas, atirando contra ele uma lança. Então Jônatas de fato entendeu que seu pai queria matar Davi, e entristeceu-se muito com isso, e naquela noite nada comeu. No dia seguinte, conforme havia combinado com Davi, foi até o campo. Ali se encontrou com Davi e lhe disse tudo o que ocorrera, e chorando juntos, despediram-se.
Jônatas era realmente amigo de Davi... ele o amava e por isso, se preocupava com Davi. Como precisamos aprender a tomar essas lições que vemos em Jônatas e aplicar em nossa vida hoje!
Para Jônatas, a amizade com Davi estava acima de tudo. Ele não estava preocupado com a continuidade do reino e não buscava seus próprios interesses. Por causa de Davi, Jônatas deixou de comer pão na noite em que seu pai ultrajou Davi. Sua preocupação e tristeza eram tão grandes, que não teve prazer algum em alimentar-se. Este é o verdadeiro jejum. Precisamos ser solidários com nossos irmãos assim como Jônatas era com Davi. Que o Senhor nos leve a amar, não de palavras, mas de fato e de verdade.

"Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi a Horesa e lhe fortaleceu a confiança em Deus" 1Samuel 23.16


Jônatas bem sabia que Davi era o ungido de Deus, e que mais cedo ou mais tarde o Senhor o colocaria no trono de Israel. Em 1 Samuel 20, Jônatas fez Davi prometer que usaria para com ele da bondade do Senhor e que "nem tão pouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade: nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a todos os inimigos de Davi". Davi realmente cumpriu essa promessa. Depois que Saul e Jônatas morreram, Davi passou a reinar. Tão logo seus inimigos foram derrotados, ele disse: "Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?(2 Samuel 9.1). Assim que soube da existência de um filho de Jônatas, Davi mandou chamá-lo e disse-lhe que usaria de bondade para com ele, restituindo-lhe todas as terras de Saul; além disso, ele também deveria sempre assentar-se à mesa de Davi para comer.
Essa é mais uma atitude de Davi que contrasta com as atitudes de Saul. Saul era um homem inconstante, que não se importava em cumprir ou não com as suas palavras. Mais de uma vez Saul prometeu que não mataria Davi; todavia, pouco tempo depois voltava a persegui-lo, demonstrando assim que não era digno de confiança. Diante desses dois tipos de pessoa, precisamos considerar nossa condição: nossas atitudes têm demonstrado que somos pessoas confiáveis ou será que temos prometido muito e cumprido pouco? Se duvidamos da nossa capacidade de cumprir o que prometemos, é melhor não prometer nada. Seja qual for a nossa situação atual, o rei Davi continua sendo um exemplo positivo, pois ele era um homem segundo o coração de Deus. Se nós também desejamos agradar a Deus, temos que nos humilhar diante Dele, reconhecendo nossos erros, pedindo perdão e que sejamos sempre pessoas que cumprem  o que prometem.

Jônatas


"Quanto àquilo de que eu e tu falamos, eis que o Senhor está entre mim e ti para sempre" 1Samuel 20.23


Quando lemos a história de Saul e Davi, espontaneamente nos apegamos a Davi, porque desde a sua juventude ele foi alguém muito especial. Davi amava a Deus, e além de confiar, tinha intimidade com Ele. É por isso que no registro de sua vida, com facilidade, percebemos que Davi buscava os interesses de Deus, e Deus cuidava dos interesses de Davi. É claro que Davi também tinha falhas, mas, ainda assim, era um cooperador de Deus, pois O amava.
De Saul nos agrada  recordar o início humilde; todo o restante de sua vida nos serve de advertência, e realmente precisamos temer trilhar seu caminho de soberba e desobediência, que o levou para longe de Deus.
Entre Davi e Saul encontramos alguém também muito especial -- Jônatas. Ele era filho do rei, mas seu coração apegou-se a Davi. Por um lado, como um israelita seguidor dos mandamentos de Deus, Jônatas honrava seu pai; por outro, ele sabia que Davi era o ungido de Deus, escolhido para reinar sobre Israel, e fez tudo o que lhe estava ao alcance para defender Davi do ódio de Saul. A posição de Jônatas era realmente delicada, e talvez somente estando no lugar dele conseguiríamos entender os conflitos que ele deve ter enfrentado. A amizade existente entre ele e Davi nos comove e nos faz recordar as cartas de João que, especialmente, nos descrevem a prática do amor fraternal que deve existir entre todos os filhos de Deus.
O fato de Jônatas fazer uma aliança com Davi a respeito de sua vida e de seus descendentes, indica que Jônatas conhecia bem Davi; e o fato de Davi cumprir a aliança, usando de bondade para com os descendentes de Saul, "por amor de Jônatas", confirma que ele não amava de palavra nem de língua, mas de fato e de verdade.

Do Guia Devocional "Alimento Diário"

5 comentários:

  1. Passei para ler seus textos, ouvir as boas músicas... textos sobre amizade entre Davi Jônatas, amizade que muitos de nós precisamos
    praticar, por isso a Bíbia a palavra de Deus está repleta de ensinos que precisamos praticar.
    não só como irmão na fé mas para com todos.
    Josy, obrigado pelas musicas...eu estou me nutrindo...muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito grato querida Josy, suas fotos e textos são maravilhosos e me fizeram pensar que a gente precisa fazer tão pouco de tudo o que já sabemos ser bom pra sermos felizes, e não fazemos por quê?
    Oswaldo Paião / www.bibliakingjames.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu é que agradeço, querido irmão Oswaldo. É verdade... não precisamos fazer muito.
    Feliz por tê-lo por aqui...
    Seja bem vindo ao blog! Paz!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que está sempre por aqui, querido irmão Aguiar. Sua presença, opinião, incentivo... amizade são muito importantes. Sua amizade é uma bênção! Obrigada! Paz!

    ResponderExcluir

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.