quarta-feira, 28 de março de 2012

Apto para a compaixão

Há uma escola na Inglaterra onde se treinam crianças a acostumar-se às condições e dificuldades da vida humana. Um dia aprende-se a vida de um cego, outro a de um surdo, de um mudo, etc. Passa-se em revista as várias situações miseráveis do mundo.
Por turnos, a cada criança é designado um dia para experimentar, por exemplo, a condição de um cego. Vendam os olhos da criança e ela é ajudada em todas as suas necessidades diárias. Assim, cada qual aprende pela experiência, como socorrer os diversos tipos de necessitados.
De fato, sem se viver a necessidade alheia, ou uma situação semelhante, pouco consolo e ajuda podemos proporcionar a outros. Jesus, está apto a compadecer-se de nós, também porque viveu, Ele mesmo, rodeado de fraquezas. Seu ofício resulta da Sua experiência. Ele viveu entre os homens e possuiu um corpo não glorificado, em semelhança do nosso, por isso, quando sofremos as dores dos problemas humanos, Ele não nos despreza ou condena, mas, se compadece de nós e oficia em nosso favor. Nós sofremos; muito mais Ele sofreu. Somos injustiçados; muito mais Ele o foi. Somos rejeitados; Ele foi o mais rejeitados dos homens!
Jesus conhece os sofrimentos humanos não apenas pela onisciência divina, mas, também pela experiência humana. Isso O faz apto a compadecer-se de nós.

Do Devocional Alimento Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.