quinta-feira, 29 de março de 2012

Quem ama precisa sentir a dor do próximo?

A humanidade vem sofrendo, e sofrendo muito já faz muito tempo. A dor e o sofrimento faz com que as pessoas tenham reações diferentes nos momentos difíceis da vida. Quem nunca enfrentou angústia, solidão, desprezo, perseguição ou coisa parecida? É justamente nestes momentos de abalo que  uma pessoa precisa de compreensão, bondade, simpatia, acolhimento. A pergunta é: quem vai ser o bom samaritano e ajudar seu semelhante? A vida tem sido dura para muita gente; mas, para muitos só existe o ditado: "Cada um por si e Deus por todos". Será um ditado próprio para os cristãos?
Jesus atendeu as pessoas em suas necessidades, não importando quais fossem... Jesus sempre estava alí para resolver os problemas. Nosso Senhor Jesus foi o mestre na arte de fazer o bem  e demonstrou isso na prática porque exercia  amor em todos os momentos da sua vida: ele amou os seus discípulos; teve compaixão da multidão faminta; atendeu o clamor dos cegos e outros deficientes; teve uma palavra de ânimo para as mães cansadas; atendeu os jovens; e as criancinhas, ele abençoou. Assim, o exemplo do Senhor Jesus, deveria influenciar todo o comportamento da igreja.
Quando olhamos alguns textos do Novo Testamento, logo notamos que os primeiros cristãos foram ensinados em como deviam tratar uns aos outros com amor. Por exemplo: Gálatas 6.2 diz: "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo... 
Em Filipenses 2.4 lemos: "Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual,  que é dos outros". 
Em 1Coríntios 13.1: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou com o címbalo que retine" e ainda: "agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor; estes três, porém o maior destes é o amor". 
Realmente, quem ama sente a dor de seu próximo! O discípulo do amor, João, disse: "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós, devemos dar a vida pelos irmãos".
É! Tanto o Senhor, quanto os apóstolos pregaram que a nossa preocupação deve ser constante por aqueles que nos cercam. Em 1ª João4.7, o mesmo apóstolo disse: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus". E no verso 16: "E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor! E aquele que permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele.
Vejo que o próprio crescimento da igreja depende da preocupação pela felicidade do próximo. Alguém escreveu o seguinte: Se nos humilhássemos  perante Deus e buscássemos Nele e Dele a bondade e a compaixão, sendo assim, bondosos, corteses, compassivos e piedosos: haveria 100 conversões à verdade, onde agora existe apenas uma". Então, busquemos em Deus o verdadeiro amor e compaixão! Quando o amor de Cristo está no coração e deixamos ele se expandir livremente, nós sentimos a dor do nosso próximo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.