segunda-feira, 22 de outubro de 2012




VALORES INVERTIDOS!

Não estou tão assustado com o que vejo hoje.
Mas ainda resta em meu coração a indignação!
Filhos mandando nos pais.
Pais rendidos aos gostos e caprichos dos filhos.
Uma palmadinha não pode! Vejam, falei, uma palmadinha e não espancamento. "Palmada não resolve", dizem alguns.
"É preciso dialogar!". Eu concordo que o diálogo, não só é importante, como deve acontecer. Mas fica a pergunta: "Como muitos pais, como os meus e de outros tantos que conheço, mesmo sem "cultura", pois eram semi analfabetos, me criaram com as tão abençoadas palmadinhas e eu hoje sou um homem formado e formador de opiniões?"
Não tive tudo que desejava. Eles não tinham condições e o não, muitas vezes, foi a resposta para o desejo da criança.
Vou dizer-lhes o que vejo, sob pena de fortes críticas. Mas, tudo bem, acho que ainda suporto umas palmadas.
A realidade que vejo é que os pais não tem mais tempo para seus filhos!
Os filhos não são mais educados por seus pais e sim por uma babá que fica o dia inteiro com elas enquanto seus pais estão ganhando dinheiro.
Ganhando dinheiro pra dar um conforto melhor aos seus filhos! A intenção é boa! mas será que é só disso que os filhos precisam?
Os mesmos que defendem o não das palmadinhas e o sim ao diálogo caem num erro grosseiro! Nunca estão presentes para dialogar quando preciso já que a babá é que , no fundo ,tem de cumprir com um papel que não lhe cabe, o de educar!
Nesse caso, sou contra as palmadas mesmo! Você nunca está com seus filhos e quando está vai dar palmadas?
Minha filha tem 8 anos de idade. Hoje não preciso mais dar umas palmadinhas nela! Mas eu conversava com ela, ainda no ventre. E converso hoje, todos os dias. Leio para ela e com ela e ela adora livros!
Minha esposa saiu do emprego para não deixá-la nas mãos de uma babá. Nossa filha é prioridade e não o dinheiro!
Nunca tive grandes coisas materiais, quando era criança! Mas tinha a presença dos meus pais, o amor, a atenção e o carinho! Agradeço as palmadas que levei da minha mãe e as repreensões do meu pai!
Nunca foi preciso nenhum deles ir a escola por problemas causados por mim. Hoje sou professor e me entristeço de ver crianças e adolescentes que nunca foram repreendidos por seus pais, mas tem celular de última geração, que nunca levaram umas palmadas mas que batem nos próprios pais e não respeitam ninguém!
Essa semana vi um garoto de uns 5 anos batendo no avô e sua mãe, completamente perdida sem saber o que fazer! fiquei me perguntando: "Esse é o futuro do país?"
Eu sou um sonhador ou um louco por achar que os valores estão invertidos?
Os direitos da criança e do adolescente, que foram criados com uma boa intenção de proteger, estão sendo deturpados e entrando em conflito com os direitos dos demais cidadãos que agora precisam se proteger deles, uma vez que eles fazem "tudo", como adultos. Mas não podem responder a quase nada, já que são crianças.
Será que sou um louco por sentir saudades de quando o mundo era mais bem organizado, quando criança respeitava os mais velhos, quando professor era autoridade em sala, quando criança se comportava como criança e não como um adulto em miniatura? ou é o mundo que está de cabeça pra baixo e eu tenho a razão?
Se for um  pesadelo, por favor me belisquem, EU QUERO ACORDAR!
Roberto Pereira

Fonte: Recanto das Letras


2 comentários:

  1. olhe! li sua indignação e faço minhas suas palavras bem colocadas ,e toca na ferida de muitos pais , pena que poucos ou nenhum posam ler e se perguntar onde estão os valores o que faremos com nossos filhos em fim tentar ser pelo menos um bom pai e educar seus filhos como nos o educamos já seria alguma coisa

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Edla. Seria bom que todos os pais pudessem pensar mais na educação que estão dando a seus filhos. É uma responsabilidade muito grande que Deus deu aos pais: educar e guiar os filhos num bom caminho.
    Obrigada por sua visita por aqui e tbm por comentar! Volte sempre! Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.