segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Valores

É importante desenvolver valores e transmiti-los aos filhos, e porque não às pessoas de nosso convívio? Mas, qual é a base para os valores que temos? Qual é o critério para nossos valores?
Fazemos as coisas porque os outros fazem? Ou porque lemos em alguns livros? Ou porque vimos na televisão? Ou ainda, porque a sociedade faz?

Nossa base deve ser a Palavra de Deus. Nossos valores baseados na Palavra de Deus. Base sólida. A conduta humana não pode ser base para estabelecermos nossos valores. A base de nossos critérios e valores deve ser a Bíblia. Assim, aceito valores e princípios, porque é a Bíblia que está dizendo.
A Bíblia é totalmente confiável, pois é a Palavra soprada da própria boca de Deus. Quando foi tentado por Satanás, Jesus disse por várias vezes: "Está escrito", isto é, assim diz a Palavra de Deus.

É claro que devemos tomar a Bíblia com sabedoria, sempre percebendo o contexto, a época e os costumes da época, fazendo assim, a correta interpretação das Escrituras. Por exemplo, não se pode dizer que devemos usar as mesmas vestes que se usavam na época de Jesus ou antes (como túnicas para homens e véus para mulheres). Também seria incoerente acreditar que devemos ter muitos filhos, só porque a Bíblia aponta isso como uma bênção. Sem dúvida, filhos são uma bênção, mas ter muitos filhos  era um costume da época - ninguém é obrigado a segui-lo hoje.

Devemos verificar o significado da mensagem bíblica para os primeiros ouvintes, dentro do contexto histórico e cultural. Mas, com exceção dessas  características e práticas culturais, a Bíblia possui princípios santos e eternos, e se formos sábios, aplicaremos tais princípios em nossas vidas. E esses princípios serão nossos valores.

Sem dúvida, nossa vida e nossos valores devem sempre ser pautados pela Palavra.

Na Bíblia, o maior de todos os princípios, isto é preceito, é amar. Amar a Deus e ao próximo; e amar ao próximo como a nós mesmos, seguindo a regrinha áurea: Não fazer ao próximo nada que não gostaríamos que nos fizessem. É claro que nesse amor está incluído respeito, consideração, atenção, etc.

Há aqueles que não creem e não seguem a Bíblia, mas, essas mesmas pessoas (pelo menos a maioria delas),  acha que todos devem se portar com ética e moral, que devem tratar seu semelhante com respeito e que devem ter uma conduta correta, descente e honesta. Bem, essas pessoas não sabem, mas agindo e ou pensando assim, elas estão usando padrões bíblicos.
Josy


Para refletir: "Quando os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho". Romanos 2. 14- 16








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.