terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Comportamentos equivocados...

Infelizmente, hoje as pessoas não têm aprendido dentro de sua casa um conjunto de hábitos que são importantes para ser feliz e ter "sucesso" na vida. Penso em quanto tempo os pais têm gastado com seus filhos ensinando a eles hábitos de boa educação, hábitos de higiene, hábitos de cuidado com a saúde, hábitos de organização, hábitos de respeito e bom relacionamento com as outras pessoas. Estamos gastando tempo para transmitir isso para eles? Por que muitas vezes há dentro das casas filhos irresponsáveis, filhos respondões, filhos que não assumem nenhum compromisso, filhos que não sabem tratar bem as pessoas? A meu ver, grande parte dessa situação, é responsabilidade dos pais. Em muitos casos houve falha em transmitir aos filhos hábitos importantes para a vida. Infelizmente, para as gerações futuras, os hábitos também tenderão a fragmentar-se; e a menos que os jovens participem de uma experiência junto com os pais, os valores se perderão... a prática dos hábitos se perderá.
Como podemos preparar nossos filhos para a vida, e por que não dizer, para o sucesso? Quando digo sucesso, me refiro ser bem-sucedido, feliz em variadas áreas da vida. Ter sucesso familiar, profissional, etc.

Muitas pessoas têm uma noção equivocada desse assunto. Algumas pessoas dizem: “Eu não quero que meu filho passe aquilo que eu passei. Tive que trabalhar muito; tive que dormir tarde e acordar cedo; eu tive muita luta, tive que sofrer bastante e não quero que meu filho passe pelo que eu passei. Por isso, eu dou tudo pro meu filho, eu não quero que ele se esforce, se sacrifique; porque sofrer; chega o que eu sofri.”
Só que esse pai se esquece de que por tudo isso que sofreu, por toda experiência que passou, é que hoje ele é o que é. Esse pai se esquece que toda essa “benevolência” que ele transmite ao seu filho (que seu filho não sofra, que não se sacrifique), pode estar fazendo de seu filho uma pessoa mimada, uma pessoa que não aguenta os “nãos” da vida, uma pessoa egoísta, insensível, uma pessoa impaciente e muitas vezes uma pessoa mal educada com o próximo.
No processo de crescimento para a vida, é necessário estabelecer-se bons hábitos; e muitos desses hábitos só se estabelecem num programa de esforço; depois de um período (porque não dizer?), de sacrifício e de luta... Ingredientes básicos para o sucesso das pessoas. 

Se tivermos habilidade para transmitir isso para nossos filhos (através de conversas, mas também de exemplos), certamente teremos uma família feliz e bem sucedida, que também trará felicidade e ajuda para outras famílias.
-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.