Já perceberam que hoje usamos muito a palavra “amizade” para qualquer tipo de contato ou “relação social”?
Mas será que isto que desenvolvemos é realmente a-m-i-z-a-d-e?
A grosso modo, é possível identificar três tipos:
- "Amizade Passatempo" – Apenas um divertimento. A galera se reúne e um diverte o outro. E assim o tempo juntos passa “descontraidamente”... mas não há vínculos fora disso.
- "Amizade Útil" – Acontece apenas quando um é “útil” para o outro: empresta uns CDs e DVDs ou dá carona quando o outro está “desmotorizado”... ou alguém a quem você pode pedir para cuidar do seu cachorro enquanto viaja nas férias...mas fica só nisso.
- E a Amizade Mútua – Aquela baseada na virtude, na admiração mútua. É amizade por consideração...alguém com quem você já viveu e experimentou coisas. Alguém que sabe dos seus defeitos e você, dos dele, porém é um relacionamento que se firma nas qualidades mútuas, no caráter de cada um. Alguém para rir junto, mas para chorar junto também... mesmo que não se falem ou se encontrem com muita freqüência.
Essa é a amizade verdadeira, que é sim um relacionamento social e, portanto, possui algum aspecto dos dois outros tipos de amizade que citei acima. Não no sentido de usar o amigo, mas, de fato podemos contar com ele e podemos nos divertir juntos também, mas além disso, a amizade verdadeira envolve pactos, compromissos e aliança. E é rara, raríssima de se encontrar numa geração egoísta – que desenvolve muitas “relações”...superficiais e pueris. Por isso, quem possui amizade(s) verdadeira(s) e duradoura(s) cultiva e cuida.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.