quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EVANGELHO: CONVITE À FELICIDADE 


Somos mais completos e felizes quando nos repartimos em solidariedade no poder do Espírito Santo!
(Ronan Boechat de Amorim)

Apenas suprir necessidades, satisfazer gostos e realizar sonhos não nos tornam pessoas satisfeitas, realizadas e felizes. Há aqueles que quanto mais têm mais querem, seja dinheiro, fama, sucesso, prazer, poder. Há aqueles que não sabem lidar com dificuldades, derrotas, frustrações e a dor, e por isso precisam se desligar da realidade através do uso de drogas, anestésicos ou até mesmo pela prática de uma religião alienante, que as façam esquecer da “dureza” da realidade, das “cobranças” da vida, das frustrações da caminhada.
O conceito e a experiência do que significa ser feliz se corromperam... perdeu-se o rumo... e procura-se se feliz de qualquer jeito, custe o que custar.

A fé cristã nos afirma que o ser humano foi feito (vocacionado) para a felicidade. Daí ser parte da natureza e do programa de vida do ser humano o desejo e a busca pela felicidade.

O Evangelho de Jesus é um programa de felicidade que Deus nos oferece. Ele nos ensina que estamos geralmente insatisfeitos porque desaprendemos que nossa verdadeira felicidade está “fora” de nós, de nosso egoísmo, riqueza ou prestígio. Que nossa verdadeira felicidade não pode estar separada de nossa vocação para sermos e agirmos como filho de Deus. “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a observam” (Lc 11:28).

Embora ter conforto, amigos, sucesso, saúde, desejos realizados, etc, sejam coisas ótimas, precisamos redescobrir e reaprender o sentido da vida. Assim o Evangelho, e muito particularmente as Bem-Aventuranças de Jesus (Mt 5:1-12), nos ensinam como viver, morrer, trabalhar, nos relacionarmos uns com os outros e sermos felizes como homens e mulheres. O Evangelho é a resposta e salvação vindas de Deus como alternativa às ideologias e filosofias de vida insuficientes e desumanizantes.

O Evangelho nos desafia vivermos uma vida intensa e abundante, olhando menos para nós e para nossos próprios problemas e importando-se e cuidando do próximo. A felicidade requer fazermos o bem sem olhar a quem e sentir que nossa vida, atitudes e trabalho contribuem para que nosso mundo seja um lugar melhor de se viver para todas as pessoas. Somos mais completos quando nos repartimos em solidariedade.


Ronan Boechat de Amorim é Pastor Metodista. É casado e tem um casal de filhos adolescentes. Ronan ama ler e escreve textos em seu Blog:  Nan't Boechat e outras derivações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.