quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O ato de observar é a única chave que abre a porta dos mistérios.
A paisagem de fora, a vemos com os olhos de dentro.
A paisagem é um estado de alma.
Na realidade, o que vemos está em nós.
Não vemos o que vemos, vemos o que somos…
“Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.”
José Saramago




4 comentários:

  1. Josy parabéns! você tocou em um ponto fundamental, nosso mestre Jesus já nos dizia: "Temos que ter olhos de se ver" eu digo quem quer ser percebido, precisa perceber. forte abraço! a Paz!

    ResponderExcluir
  2. É, seu Aguiar... é preciso ver e perceber; e como já disse Antoine Exupéry: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz um poema está em meu blog que aborda este mesmo tema: Na pele
    Tenho andado no meio de tantos/ mesmo assim ando na minha superficialidade/insensivo, passivo/ confesso minha patologia/ estou muito superficial/ não percebo,não vejo/ não sinto além da pele/ não queria ser assim/ Quero sentir as pessoas no meu mais profundo/além da derme/ além da minha hipoderme/o remédio do mundo não tem me mudado/Quero sentir de dentro para fora/ sem artificios/ sem drogas e vícios....não quero fingir, está na minha pele/ espinho na carne/quero não ser artificial,Quero sentir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa linda o seu poema, seu Aguiar. De fato, às vezes, a correria da vida, a modernidade, os problemas nos tornam superficiais ou um tanto insensíveis. Não são poucos os que tornam-se totalmente embrutecidos, endurecidos; mas, não é o seu caso, meu amigo, que têm tanta sensibilidade poética, e principalmente a sensibilidade cristã (legitimamente cristã), que sente, percebe e se importa com o próximo. Um abraço, meu amigo poeta!

      Excluir

Os comentários estão sujeitos à moderação. Tenha paciência. Obrigada.